Imagem: Em março, plantamos uma árvore na ilha Terceira, Açores

O ano que agora termina deixa um sentimento agridoce no peito de muitos viajantes. Foi possível voltar a viajar, depois de um inverno marcado por uma mortífera vaga da pandemia, mas, ao contrário do que se fazia esperar no início de 2021, viajar sem restrições não foi uma meta conquistada durante o ano.

Testes, certificados de vacinação, quarentenas, máscaras foram palavras que entraram para o dicionário de quem conseguiu viajar em 2021.

Portugal continuou a ser a escolha principal para muitos portugueses e estrangeiros que encontraram no país um porto seguro num mundo ainda a enfrentar uma crise pandémica em várias velocidades, agravada, agora, pela nova variante Ómicron.

Açores e Madeira afirmaram-se como destinos turísticos de excelência e atraíram visitantes ávidos pelo contacto com a natureza e por aquela sensação de esquecer a pandemia.

No SAPO Viagens, tivemos o privilégio de explorar várias ilhas açorianas. Começamos pela Terceira, que tão bem nos recebeu, ficamos deslumbrados com a beleza sem igual de São Jorge e com o carisma do Faial. Descobrimos as belas lagoas da ilha das Flores e lugares fora do radar em São Miguel. Terminamos o ano com chave de ouro com uma subida ao Pico. Esperamos que 2022 nos traga ainda mais aventuras neste arquipélago que é uma aposta certa para quem procura umas férias com muita natureza e com uma forma de receber única.

No que toca às viagens internacionais, 2021 foi o ano em que o mundo voltou a abrir-se ao turismo, pelo menos, grande parte dele, mas ainda com muitas restrições. Houve destinos que só aceitaram receber viajantes vacinados, estando os não vacinados sujeitos a testes e quarentenas e houve países que decidiram abrir apenas certos lugares mais turísticos. Na Tailândia, que ainda continua com muitas restrições, foi possível explorar Phuket quase sem turistas.

México foi um dos países mais abertos, atraindo, por isso, muitos viajantes. Ficamos a conhecer os mais belos cenotes da península do Yucatán e acompanhamos a aventura de uma portuguesa que partiu para a América Latina com um bilhete só de ida.

Outro país que também esteve em alta nos radares das viagens internacionais foi Costa Rica, com a sua natureza exuberante e pura vida - isso para não falar apenas das cascatas espetaculares. De lá também nos chegou a história de uma portuguesa que deixou tudo para trás em busca de uma vida mais simples.

Sem sair da América Latina, começamos o ano à boleia na Guatemala e foi também deste país que veio o relato de um Natal passado no Lago de Atitlán.

Já do Peru acompanhamos um diário de bordo imperdível, com muitas dicas para quem sonha em conhecer este país único.

Por falar em dicas, muitos foram os viajantes que deixaram os seus conselhos para viajar nesta fase, de forma a facilitar um processo que se tornou mais complexo, sem esquecer os acessórios que não podem faltar na mochila.

Ao longo de 2021, continuamos a mostrar imensos lugares em Portugal, uma fonte inesgotável de experiências e escpadinhas. Experimentamos trabalhar a partir de uma aldeia de xisto, conhecemos várias facetas da Serra da Estrela, celebramos os 20 anos do Douro Património Mundial e apresentamos diversos lugares fascinantes.

Demos a conhecer muitas histórias inspiradoras, de pessoas que continuam a correr a atrás dos seus sonhos, mesmo durante períodos adversos, como a Cátia, o Genuíno, a Catarina e a Margarida. E quando os sonhos são sinónimo de viagens, é a combinação perfeita.

Terminamos o ano a sonhar com uma viagem a Turquia, através deste guia essencial e deste relato da experiência de voar num balão de ar quente na Capadócia. Um sonho que foi concretizado pelos viajantes do Viver o Mundo e que, como muitos outros, nos contaram o seu percurso através da rubrica Viajante do Mês.

Seja qual for a sua forma de viajar, esperamos continuar a inspirá-lo em 2022. Boas entradas!