1. Como/quando começou o “bichinho” das viagens?

Costumamos dizer que em praticamente tudo na vida somos o reflexo dos nossos pais. E a verdade é que desde novos, tanto um como outro, conhecemos muito de Portugal com os nossos pais. Portanto acreditamos que este “bichinho” nasceu mal abrimos os olhos.

Começámos a namorar ainda muito novinhos (15 anos) e as viagens ainda não faziam parte da nossa realidade, apesar desse assunto estar sempre em cima da mesa. Assim que o João tirou a carta de condução, começámos a explorar mais o nosso (bonito) país e as certezas aumentaram: queríamos conhecer o Mundo juntos!

Entrámos no mundo do trabalho e marcámos logo a nossa primeira viagem juntos. Paris, a cidade do amor, foi a nossa escolha. Com pouco dinheiro no bolso, uma cumplicidade enorme e q.b. de loucura partimos à descoberta.

A partir daí… já nada nem ninguém nos parou! Temos a casa repleta de mapas, recordações que trazemos das nossas viagens e fotografias marcantes.

2. Além de viajar, gostam muito de…

Bem, essa é fácil: fotografia. Mesmo antes de começarmos a viajar, a fotografia já estava muito presente na nossa vida. Sempre quisemos eternizar cada momento, parando o tempo, e congelar memórias. No fundo, gostamos de contar histórias através do nosso click.

A enorme paixão por viajar, aliado ao gosto pela fotografia e escrita, formaram a simbiose perfeita para criarmos o Viver o Mundo. Costumamos dizer, em jeito de brincadeira, que o blog é o nosso filho. É lá que partilhamos as nossas experiências e dicas, seguindo o mote “Viajar não é coisa de ricos. Viajar enriquece-nos”.

A par disso, não conseguimos dizer que não a um convívio com amigos… ou até desconhecidos!

3. Quantos países já visitaram?

Honestamente, não sabemos, porque nunca contabilizámos. Acreditamos que já passaram as duas mãos cheias, mas sinceramente não é coisa que demos muita importância. Para nós, as vivências que trazemos na bagagem são mais importantes do que propriamente o número de vezes que atravessámos a fronteira.

Inclusive, já repetimos países e voltaremos a fazê-lo, sem dúvida alguma. Porque no fundo, para nós, o importante é mesmo Viver o Mundo.

O nosso principal objetivo, de momento, é tentar conhecer um local novo todos os meses. E temos tido surpresas muito agradáveis!

4. Viagens mais marcantes e porquê?

Genuinamente, acreditamos que todas as viagens são marcantes. Umas mais que outras, é certo. No entanto, todas elas acabaram por nos marcar de alguma forma, quer seja pelas aventuras, pela cultura ou pelas pessoas.

Ainda assim, a viagem que mais nos marcou até à data foi a Tailândia. Foi a nossa primeira grande viagem, onde nos aconteceu de tudo um pouco. Voos cancelados, ficámos sem malas durante cinco dias em Bangkok e apanhámos um grande susto num barco. Hoje olhamos para trás e percebemos o quanto crescemos com estes desafios, como pessoas e enquanto casal.

Mas, peripécias à parte, costumamos dizer que nós não fizemos esta viagem. A viagem é que nos fez a nós! Honestamente, regressámos pessoas mudadas. Desde o choque cultural, os cheiros, a gastronomia, as cores… Foi um despertar de todos os nossos sentidos.

No entanto, independentemente do destino, há sempre algum em comum: as pessoas! Sem dúvida que as pessoas que se cruzam no nosso caminho são o que mais importa numa viagem! Ainda hoje mantemos contacto com algumas delas.

5. Destino que querem regressar e porquê?

Costuma-se dizer “não voltes ao lugar onde foste feliz”. Mas nós não somos dessa opinião. Voltamos sempre aos locais onde fomos felizes… para sermos ainda mais felizes.

Na realidade, são raros os destinos ao qual não voltássemos. Muitas vezes damos por nós, no meio do jantar, a relembrar as cores de África, o frio que passámos em Budapeste ou as noites loucas a dançar com cabo-verdianos.

Mas, assim de repente, queremos muito regressar a Itália, um país que adoramos, e também ao Sudeste Asiático.

6. Próximos destinos e expectativas. Tendo em conta a atual conjuntura, como acham que vão ser as viagens durante e pós-Covid-19?

No final do ano vamos voltar a viajar, se tudo correr bem. Mas ainda não temos o destino definido.

Apesar de nos custar imenso, aprendemos a não fazer grandes planos, uma vez que a pandemia veio trazer muita incerteza e instabilidade a quem quer viajar.

Ainda assim, há uma certeza que vai acalmando os nossos corações irrequietos: vamos continuar a explorar Portugal, tal como já o fazíamos antes da pandemia. Não é segredo para ninguém que adoramos o nosso país e é sempre um enorme prazer desbravar cada cantinho. Vivemos num país tão pequeno em tamanho, mas tão grande em beleza!

Já todos percebemos que a COVID-19 veio mudar o Mundo e pôr tudo em perspetiva. Das coisas mais simples, às mais complexas. E nas viagens não é exceção. As limitações de circulação e todo o procedimento envolvente é desmotivante para todos. Talvez por isso as pessoas começaram a dar mais valor ao que é nosso, redescobrindo os tesouros do nosso país. Nós próprios, durante a pandemia, viajámos para os Açores e Madeira – e ficámos ainda mais apaixonados por Portugal.

Apesar da pandemia não ter fim à vista, vimos aqui uma oportunidade de crescimento para um turismo mais consciente e sustentável.

7. Dica de viagem mais valiosa que podem dar

A dica mais valiosa que podemos dar é: vão! Deixem de lado os medos, saiam da vossa zona de conforto, apoquentem os vossos corações, se assim o tiver de ser. Mas vão!

De mente aberta, e principalmente sem preconceitos na bagagem, respeitem as tradições e costumes locais. Somos nós os visitantes, não o contrário.

Vivam o Mundo na primeira pessoa, mergulhem na cultura e falem com os locais. Quando regressarem o Mundo estará igual, mas vocês não!

A par disso, uma dica que para nós é essencial, é o planeamento da viagem. Aliás, é uma das partes da viagem que mais prazer nos dá. Pesquisamos muito antes de ir e, na nossa opinião, é fundamental conhecermos minimamente o local que vamos visitar.

Estruturamos sempre um plano bem detalhado e organizado, de forma a aproveitar ao máximo cada destino. Ainda assim, nos nossos roteiros deixamos sempre espaço para imprevistos. Não somos obcecados em seguir à risca o plano, até porque muitas das vezes damos por nós a mudar o roteiro todo e a seguir conselhos das pessoas que vamos conhecendo em viagem ou dos nossos seguidores.

8. Lugar preferido em Portugal

Pergunta difícil… Não queremos correr o risco de sermos injustos com o nosso país, que é uma verdadeira caixinha de surpresas.

Talvez pelo facto de sermos da região centro e ser a zona que conhecemos melhor, conseguimos apontar alguns dos nossos locais favoritos. Desde a verdejante Serra da Lousã, às magníficas praias fluviais da Barragem de Castelo de Bode, à encantadora Coimbra ou às famosas sete saias da Nazaré.

As nossas origens e as terrinhas que nos viram crescer (Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera) terão também sempre um lugar muito especial no nosso coração. Há um local, em particular, que visitamos religiosamente todos os anos: as Fragas de São Simão. A calma que ali se sente é indescritível.

Adoramos também a Costa Alentejana, o Gerês, as nossas ilhas, o Porto… Acho que não restam dúvidas que somos mesmo uns apaixonados pelo nosso país.

Siga aqui o Viver o Mundo

Se querem fazer parte da comunidade SAPO Viagens no Instagram, partilhem as vossas fotos com a hashtag #sapoviagens

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.