Imagem: Bruno Ferreira / Unsplash

Como sabemos que o Douro é um dos destinos mais pesquisados pelos nossos utilizadores, deixamos, a seguir, cinco sugestões para que voltem a visitar esta região que guarda encantos em todas as épocas do ano.

1. Douro no outono

Aqui encontra um guia fotográfico para explorar a região na estação dourada, com paragens no Peso da Régua, Pinhão, em miradouros, quintas e a percorrer estradas emblemáticas.

Peso da Régua
Peso da Régua créditos: Kat Piewcka

2. De São João da Pesqueira a Castelo de Paiva

Se procura uma sugestão de road trip, então espreite aqui. No roteiro, ponha estas 11 paragens entre São João da Pesqueira e Castelo de Paiva.

Miradouro de São Leonardo da Galafura (Peso da Régua)
Miradouro de São Leonardo da Galafura créditos: Pedro Sá

3. Aldeias de encantar

Parte da identidade do Douro, estas aldeias típicas e charmosas estão repletas de atrativos naturais aliados a um património histórico e cultural de relevo.

4. Miradouros

Uma paisagem tão única tem de ser apreciada de vários pontos de vista. Sugerimos estes cinco miradouros:

Miradouro Casal de Loivos
Miradouro Casal de Loivos créditos: andarilho.pt

4. De barco ou de comboio, Douro acima

Uma das experiências mais deslumbrantes para descobrir o Alto Douro Vinhateiro é seguir o rio. De barco, ou de comboio, que serpenteia as margens do Douro.

5. Ficar numa quinta

Há muitas opções para pernoitar na região, mas a experiência fica mais completa se escolher uma quinta, onde pode conhecer as vinhas, participar em provas de vinho e saborear a gastronomia tradicional. No nosso especial encontra algumas sugestões.

Enoturismo no Douro: A experiência na Quinta do Portal
Vista do Miradouro de São Domingos na aldeia de Provesende créditos: Alice Barcellos

Douro, Património Mundial

"O Alto Douro Vinhateiro é uma zona particularmente representativa da paisagem que caracteriza a vasta Região Demarcada do Douro, a mais antiga região vitícola regulamentada do mundo. A paisagem cultural do Alto Douro combina a natureza monumental do vale do rio Douro, feito de encostas íngremes e solos pobres e acidentados, com a ação ancestral e contínua do Homem, adaptando o espaço às necessidades agrícolas de tipo mediterrâneo que a região suporta. Esta relação íntima entre a atividade humana e a natureza permitiu criar um ecossistema de valor único, onde as características do terreno são aproveitadas de forma exemplar, com a modelação da paisagem em socalcos, preservando-a da erosão e permitindo o cultivo da vinha".

"A região produz o famoso vinho do Porto, representando o principal vetor de dinamização da tecnologia, da cultura, das tradições e da economia local. O grande investimento humano nesta paisagem de singular beleza tornou possível a fixação das populações desde a longínqua ocupação romana, e dele resultou uma realidade viva e em evolução, ao mesmo tempo testemunho do passado e motor do futuro, solidamente ancorado na otimização dos recursos naturais e na preservação das ambiências".

É desta forma que a UNESCO descreve o Alto Douro Vinhateiro, Património Mundial da Humanidade. São 20 anos a carregar este título que ajudou a alavancar o turismo numa região vinícola única no mundo.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.