É a ilha mais central do arquipélago dos Açores e a mais escarpada. Conhecida pelo queijo e pelas mais de 70 fajãs, São Jorge tem muito para oferecer, começando pelas imponentes paisagens naturais fora de série. É um lugar de aventura e de natureza em estado bruto. A ilha do dragão é um paraíso misterioso a flutuar no Atlântico. Vamos descobri-lo?
Antes de chegar a uma das fajãs mais emblemáticas da ilha, somos surpreendidos com a vista. De um miradouro natural, já na parte final do trilho, vemos a fajã a ocupar, gentilmente, o seu espaço entre as altas falésias da costa norte da ilha. Ao chegar, é impossível conter a surpresa por encontrar um lugar tão singular. Antes do sismo de 1980, a fajã era dotada de mais infraestruturas, como escola e mercearia, bem como mais população. Atualmente, só é habitada por oito pessoas de forma permanente.
Igreja de Santo Cristo
O branco da cal e o negro do basalto dão as boas-vindas a quem chega a este templo, sendo uma marca de quase todas as igrejas açorianas. Construída no século XIX, a igreja presta homenagem ao seu padroeiro, o Santo Cristo.
Restaurante O Borges
Pausa para almoçar no único restaurante da fajã e experimentar uma iguaria que só é possível encontrar nas águas da lagoa: as amêijoas. Estes bivalves desenvolvem-se na lagoa da fajã e são considerados um dos tesouros da ilha de São Jorge. Saborosas, foram servidas com molho levemente picante como entrada. Também saboreamos um belo bife de atum.
Centro Interpretativo da Caldeira da Fajã de Santo Cristo
Completamente envolvidos pela atmosfera da fajã, fomos aprender mais sobre ela e sobre a ilha de São Jorge no Centro Interpretativo. Ali, ficamos a conhecer os complexos vulcânicos que deram origem à ilha (Topo, Rosais e Manadas), bem como a diferença entre fajãs detríticas, originadas por derrocadas, e fajãs lávicas, originadas por erupções.
Lagoa da Fajã da Caldeira de Santo Cristo
O enquadramento natural é espetacular e as águas calmas convidam a um mergulho. Mesmo ao lado, pode também ir espreitar o mar e, se houver ondas, vai ver surfistas a aproveitar outro dos tesouros de São Jorge. Hoje em dia, a ilha é mundialmente conhecida pela qualidade das ondas da Fajã da Caldeira de Santo Cristo.