Este é o diário de quem viaja sempre com a mala muito leve para chegar ao destino mais depressa e voltar com ela repleta de memórias, histórias, novas sensações e sorrisos. Por Ana Maria Barreto
Habitualmente não associamos cavernas a lugares luxuosos ou surpreendentes (a não ser que estejamos a falar da caverna do Batman) mas eu juro-vos que ficar hospedada no Kayakapi Premium Caves, eleito em 2019 o hotel mais luxuoso do mundo pelo Trip Adviser Travelers Choice Awards foi verdadeiramente
Chamar algo de “sublime” cria logo uma série de expectativas. Ouvimos a palavra e ficamos imediatamente à espera de encontrar algo perfeito, encantador, grandioso… E foi com isto em mente que eu decidi hospedar-me no Sublime Comporta, Country Retreat & SPA. Queria descobrir se o recentemente eleito
Originário da cidade de Milão, o Panetone é uma espécie de pão doce, recheado de frutas secas e cristalizadas e muito apreciado pelas famílias italianas no Natal e no Ano Novo.
Os mais de 1.100 fiordes da Noruega foram criados há milhares de anos, exatamente durante a última Era do Gelo, quando os glaciares começaram a derreter e a recuar, revelando a terra esculpida pela erosão. São tão belos que estão classificados como Património Mundial da Humanidade, e uma viagem pela
A Lapardana é um prato muito antigo das gentes da beira-rio do Ribatejo. É uma receita deliciosa, mas que vem de tempos duros e difíceis quando a fome, muitas vezes, rondava as mesas. Era feita, tanto por camponeses que trabalhavam na lezíria, como por avieiros e outros que pescavam no rio Tejo.
Bem perto de Lisboa existe um lugar especial onde o Rio Tejo, a estrela grande da nossa capital, assume uma dimensão menos conhecida, mais maravilhosa, e talvez até… mágica!
Djerba, situada no Golfo de Gabes, a cinco quilómetros da costa sul da Tunísia, é uma ilha de águas cristalinas e quilómetros de praia. Tem um clima temperado e resorts de luxo, é perfeita para quem gosta de relaxar ao sol, mas os seus encantos não ficam por aqui. Djerba tem também mercados animados
O famoso Travesseiro de Sintra é um doce feito à base de massa folhada, com creme de ovo e amêndoa e com a forma, tal como o próprio nome indica, de um travesseiro.
O equador é a linha imaginária que separa o hemisfério norte do hemisfério sul e atravessa o centro da Terra a uma latitude de exatamente zero graus. Na África, o equador percorre 4.020 quilómetros e atravessa sete países da África Ocidental, Central e Oriental: Gabão, República do Congo, República
Pode não ser tão grande como Pompeia ou estar tão bem preservada como Herculano, mas a antiga cidade de Conímbriga, é uma das mais interessantes ruínas romanas que podemos encontrar no mundo. Acreditem em mim, que já visitei muitas!
Nestes meus recentes passeios por Portugal, tenho descoberto alojamentos fantásticos nos lugares mais insuspeitos. Um bom exemplo disso é a Casa de Mogofores.
Durante anos, os Castelos de Palmela, Sesimbra e Setúbal foram pontos geográficos estratégicos fundamentais para a defesa e progresso de Portugal. Estes majestosos complexos de fortificação guardam muita história e são lugares que todos devíamos conhecer.
Este doces tradicionais vimaranenses, com a forma de uma concha e recheio de doce de chila, ovos e amêndoas, são uma herança da riquíssima doçaria conventual portuguesa. A receita original foi criada na Casa Costinhas — uma conhecida confeitaria de Guimarães — e tem uma história curiosa por trás.
Guimarães, a bela cidade berço de Portugal, Património da Humanidade desde 2001, é um destino que nunca desaponta. As praças, o bonito casario, a gloriosa história, doces conventuais, boa comida e até um restaurante com estrela Michelin. Tudo nos convida a ficar, a apreciar e a sentir.
Este design hotel, rural e intimista, tem um conceito muito interessante que pretende combinar, tal como o nome indica, o contacto do hospede com a natureza e com a cozinha. Que espetáculo, certo?
Estes pastelinhos são uma especialidade gastronómica de Peniche, região onde são confeccionado, desde os tempos mais remotos, com os polvos mais pequenos apanhados ao longo da costa ou como forma de aproveitamento das partes mais delgada dos tentáculos, depois de utilizadas as partes principais do p
As ordens religiosas, conventos e mosteiros foram os percursores da doçaria em Portugal e deixaram de herança delicias como as barrigas de freira, um doce que é um pecado, nada aconselhado a quem está de dieta.