Ninguém sabe exatamente de onde vem o molho de whisky, ou como ele se tornou um clássico em Sevilha e as lendas por trás deste prato local são quase tantas quanto as variações da própria receita, mas desde que este molho começou a aparecer nos cardápios dos bares de Sevilha, na década de 1970, que é um sucesso.

Vejam aqui a receita.

INGREDIENTES
(Para 4 pessoas)

1 Lombinho de porco
4 dentes de alho
200 ml de whisky
200 ml de caldo de frango
30 ml de sumo de limão
30 g de manteiga
Cominhos em pó
Azeite
Sal
Pimenta preta

PREPARAÇÃO

Corte o lombinho em medalhões de um centímetro de espessura, talvez um pouco menos (se for do seu gosto). Tempere com sal e pimenta, de ambos os lados e reserve. Descasque e pique o alho.

Aqueça um pouco de azeite numa frigideira de base larga, onde possam caber todos os medalhões de lombo, sem que seja necessário sobrepor a carne. Cozinhe os medalhões dos dois lados, só o suficiente para selar o exterior e deixar os sucos da carne presos no seu interior. Retire e reserve

No mesmo azeite onde cozinhou os medalhões, refogue o alho picado, em fogo baixo, até que comece a tomar uma cor dourada. Em seguida, adicione o whisky e, em fogo alto, deixe o álcool evaporar. Adicione o caldo, o sumo de limão, a manteiga e meia colher (de chá) rasa de cominhos em pó. Quando a fervura começar novamente, adicione os medalhões do lombo e cozinhe em fogo baixo por cinco minutos.

Retire e sirva, acompanhado de batatas.

NOTA: Se gostar do molho um pouco mais espesso, antes de colocar os medalhões de lombo na frigideira, coloque um pouco de amido de milho. Para isso, retire um pouco do molho da frigideira, dissolva uma colher rasa da amido de milho nela, volte a misturar na frigideira e mexa bem.

Receita retirada com pequenas adaptações do site www.directoalpaladar.com

Sigam as minhas aventuras mais recentes no Instagram e no Facebook 

Artigo originalmente publicado no blogue The Travellight World

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.