Agora é a hora perfeita para sonhar e para começar a preparar com carinho a nossa próxima aventura. Nesse sentido partilho convosco um roteiro virtual de um dos mais belos países do mundo: o Japão.

1. Ver a beleza da Sakura

A melhor época para visitar o Japão é na primavera — na chamada temporada de sakura — quando milhares de flores de cerejeira florescem. Por isso comecem por seguir este link, e assistam a este belo fenómeno da natureza, passeando virtualmente por ruas cobertas de flores sem terem de se preocupar com o distanciamento social.

2. Assistir ao nascer do sol do topo do Monte Fuji

A temporada de escalada do Monte Fuji normalmente vai do início de julho a meados de setembro. A subida que leva até ao cume não é fácil, mas vale a pena para ver o nascer do sol sobre as terras do Japão. Com o Google Street View, podemos fazer isso em qualquer época do ano, sem qualquer tipo de preparação e no conforto do nosso sofá. Para subir virtualmente o Fuji-san carreguem aqui.

Monte Fuji
Monte Fuji créditos: Pixabay

Aproveitem e a seguir visitem o pagode Chureito que fica no parque Arakurayama Sengen.  A vista do Pagode Chureito para o Monte Fuji é a imagem mais usada na capa de guias de viagens e materiais promocionais do Japão e certamente não dececiona. É especialmente cénica durante a temporada sakura e durante o outono, quando toda a área ganha tons dourados e avermelhados.

3. Explorar o Castelo Himeji

O castelo Himeji é considerado um dos mais belos castelos do Japão. O Street view permite-nos visitar o castelo, caminhar por todo o complexo e explorar Koko-en — os jardins do castelo. Para visitar o castelo de Himeji virtualmente carreguem aqui.

Castelo Himeji
Castelo Himeji créditos: Unsplash

4. Conhecer um banho Onsen japonês

Visitar um banho japonês é algo que todos deveriam experimentar pelo menos uma vez na vida. Há uma grande variedade de Onsen públicos e privados em todo o Japão e muitos podem ser vistos no Street View. Como ponto de partida, visitem: Manza Onsen Nisshin Kan, Jinata Hot Spring ou Shirahama Onsen.

5. Participem no Saga Balloon Festival

Realizado todos os anos durante cinco dias, do final de outubro ao início de novembro, o Saga Balloon Festival é a maior competição internacional de balão de ar quente da Ásia. Inspirem-se com uma visita virtual e admirem o festival agora mesmo! Vejam aqui.

6. Conheçam os Portões Torii em Fushimi Inari Taisha

Fushimi Inari Taisha é um dos pontos turísticos mais icónicos de Kyoto. O complexo é famoso pelas suas intermináveis fileiras de portões Torii e pelas trilhas que sobem o monte Inari e passam por muitos pequenos santuários. A subida, que termina com uma vista panorâmica de Kyoto, leva cerca de 2 horas, mas aqui podemos fazê-lo virtualmente sem perder uma gota de suor.

7. Apreciem a beleza da costa de Kyushu em Sakurai Itoshima

Kyushu é uma região tranquila do Japão, procurada essencialmente pelo seu clima quente e belas praias. Possui uma das vistas mais bonitas do pôr-do-sol no Japão — Sakurai Futamigaura em Itoshima, famosa pelo portão torii instalado na praia e pelas “rochas casadas” — duas rochas gigantes, unidas por uma corda “Shimenawa”. Façam um passeio virtual pela praia e imaginem o som das ondas, dos pássaros e da leve brisa marinha. Comecem a caminhada pela praia aqui.

10 coisas que são (mesmo) diferentes no Japão
10 coisas que são (mesmo) diferentes no Japão
Ver artigo

8. Visitem o Museu de Arte Adachi e o mais belo jardim zen do Japão

Localizado na região de Shimane, o Museu de Arte de Adachi não é fácil de visitar agora, mas pode ser visitado online com apenas alguns cliques. O passeio virtual permite caminhar pelo jardim zen e pelas galerias que abrigam as pinturas do museu. Visitem o Museu Adachi aqui.

9. Conheçam o Cabo Nosappu - o ponto mais oriental do Japão

O Cabo Nosappu, perto da pacata cidade de Nemuro, é o ponto mais oriental do Japão e onde o sol nasce mais cedo. É um dos lugares mais remotos de Hokkaido e, num dia claro, é possível ver a Rússia ao longe. Vir até aqui não é tarefa fácil. De Tóquio, são 7 horas de comboio até Sapporo, mais 6 horas de comboio até Nemuro e mais 40 minutos de autocarro. No entanto, com o computador estamos apenas a um click de distância.

10. Visitem a Floresta de Bambu de Arashiyama

Esta floresta é uma das atrações mais visitadas de Kyoto, e por um bom motivo. Caminhar por entre o bambu alto e oscilante é uma experiência mágica. Se fizerem uma visita, digital (ou pessoalmente), certifiquem-se de ir além da floresta de bambu porque há muito mais para explorar na área, como templos, trilhas antigas e uma floresta de macacos próxima. Entrem na Floresta aqui.

Floresta de Bambu de Arashiyama
Floresta de Bambu de Arashiyama créditos: Unsplash

11. Passem pelo Jardim das glicínias Kawachi

Existem diferentes lugares no Japão para ver as glicínias em plena floração, mas o Jardim das glicínias Kawachi é, de longe, o melhor. Localizado a cerca de 30 minutos de autocarro da cidade de Kokura, é um local que se tornou muito popular. A desvantagem dessa popularidade é que o jardim teve de começar a implementar intervalos de tempo para receber os visitantes. No entanto, não há necessidade de esperar na fila quando estamos online. Visitem o Jardim aqui.

12. Conheçam o Pavilhão Dourado em Kyoto

Kinkakuji — o Pavilhão Dourado é talvez o templo mais conhecido de Kyoto. É famoso pelos seus dois pisos superiores, totalmente revestidos a ouro e pelos jardins e pequenos santuários espalhados em seu redor. Vejam o Pavilhão Dourado aqui.

Pavilhão Dourado em Kyoto
Pavilhão Dourado em Kyoto créditos: Unsplash

Sigam as minhas aventuras mais recentes no Instagram e no Facebook

Artigo originalmente publicado no blogue The Travellight World

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.