Reconhecida como a maior estrutura arquitetónica amorfa tridimensional do mundo, este complexo foi ideia da arquiteta iraquiana-britânica Zaha Hadid, que projetou o espaço com base no que ela chamava de “paisagem metonímica”, inspirada na antiga muralha da cidade e nos artefactos culturais descobertos no local, durante as escavações arqueológicas anteriores à construção do complexo. Essas características históricas constituem o elemento central da composição do DDP; ligando o parque, a praça e a cidade.

É um lugar que ilustra os dois lados de Seul. É um equilíbrio entre a História e a modernidade.

O Dongdaemun Design Plaza apresenta uma fachada curvilínea composta por 45.000 painéis de alumínio de vários tamanhos e curvaturas. As suas curvas são tão fantásticas e únicas que o New York Times o chamou de “o OVNI prateado”. Pequenos focos pontilham a fachada e permitem que o edifício se transforme, durante a noite, num belo show de luzes. Elas acendem e apagam e mudam a cada poucos minutos, criando a ilusão de que o próprio edifício está vivo, como uma água-viva bioluminescente gigante.

Dongdaemun Design Plaza
créditos: Travellight e H. Borges

Oito andares compõem o complexo; quatro estão situados acima do nível do solo e quatro estão situados abaixo da praça. As instalações incluem inúmeras galerias de exposições, salas para convenções e seminários, um museu de design, uma biblioteca e um centro educacional.

O DDP atua como uma plataforma de teste para vários produtos de design, bem como um local para intercâmbio e cooperação cultural internacional.

Muitos tipos de eventos e exposições acontecem lá e à sua volta. É uma encruzilhada de artes onde o artesanato se encontra com a música e o design se cruza com a pintura, a escultura e com a moda (a Seul Fashion Week, por exemplo, costuma ser aqui apresentada). Este espaço respira ideias e criatividade, parece um enorme playground multimédia.

Dongdaemun Design Plaza
créditos: Travellight e H. Borges

Numa viagem pela Coreia do Sul, quem ama as artes, a arquitetura e o design, não pode deixar de visitar o Dongdaemun Design Plaza!

Sigam-me no Instagram e no Facebook

Artigo originalmente publicado no blogue The Travellight World

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.