Estes litorais secretos, para serem alcançados, exigem geralmente uma boa caminhada, muitas vezes através de florestas de pinheiros e enseadas escarpadas, mas recompensam qualquer esforço com a sua beleza incomparável.

PLAYA DE CAVALLERIA E CALA ROJA

Areias douradas e um pano de fundo de aparência vulcânica definem estas praias bucólicas no norte de Menorca. A Playa de Cavalleria é claramente a estrela e o local onde a maioria dos visitantes se junta, mas a muito próxima, Cala Roja, oferece um retiro mais selvagem e rochoso.

Ambas as praias são boas para nadar, apanhar sol e fazer snorkel, mas para quem viaja com crianças pequenas, a Playa de Cavalleria é melhor porque o mar é mais calmo e não tem tantas pedrinhas.

Para visitar a Playa de Cavalleria e a Cala Roja, dirijam-se até ao Farol do Cabo Cavalleria. Há estacionamento à esquerda, antes da entrada para o Cap de Cavalleria. O estacionamento é gratuito e (habitualmente) há muitos lugares disponíveis.

A partir do estacionamento, sigam pelo caminho de terra batida e um pouco mais adiante encontram uma escada de madeira que conduz à Playa de Cavalleria à esquerda, ou uma pequena trilha que leva a Cala Roja, à direita.

Menorca
créditos: Menorcadiferente

CALA PREGONDA

Com uma paisagem de outro mundo, Cala Pregonda oferece uma experiência única na costa norte de Menorca. Situado longe das estradas e dos resorts, é um espaço calmo onde rochas alaranjadas erguem-se da água azul turquesa e verde esmeralda.

Chegar a Cala Pregonda pode ser um pouco desafiador para quem não conhece bem Menorca. Seguir o GPS pode revelar-se um erro, pois às vezes indica uma estrada a quilómetros de qualquer acesso público à praia.

Para evitar enganos, dirijam-se antes à Praia de Binimel-là. Os últimos 2 km são numa estrada de cascalho, mas ela é larga e está (quase toda) em boas condições. Parem no estacionamento do restaurante e prossigam a pé até a praia de Binimel-là.

Binimel-là é também uma bela praia, mas vale a pena caminhar os 20 minutos de trilha até Pregonda, para encontrar uma bonita e tranquila enseada, totalmente intocada. Atenção que a praia "oficial" de Cala Pregonda fica mais longe, mas é maior, tem mais pessoas e algumas casas particulares estragam um pouco a vista.

Menorca
créditos: PxHere

CALA PRESILI

Situada não muito longe e com uma vista fantástica do Farol de Favàritx, esta praia escondida em Menorca oferece um refúgio tranquilo das praias mais movimentadas do sul.

A areia branca não é característica deste lado da ilha e contrasta maravilhosamente com o mar azul.
Conseguir aqui chegar pode ser difícil, pois parece estar cercada por estradas particulares, algumas até com segurança, onde só é permitido passar de táxi ou de autocarro.

O ideal é mesmo ir de táxi, porque não há estacionamento nas proximidades.

Antes de chegar ao farol, vê-se uma placa indicando Cala Presili e Cala Tortuga. Cala Presili é a praia mais próxima.

Menorca
créditos: PxHere

CALA TORTUGA

A praia mais próxima de Cala Presili, Cala Tortuga é semelhante à sua praia irmã. Uma grande entrada revela uma enseada maior e mais popular, onde crianças brincam na água e casais apanham sol e passeiam de caiaque.

Fica situada dentro do protegido Parque Natural de s'Albufera des Grau e é uma área de abundante vida selvagem, perfeita para a observação de aves, principalmente pela presença do lago natural que fica atrás da praia — o Bassa de Morella.

Para chegar a Cala Tortuga, sigam as mesmas instruções de Cala Presili, mas em vez de sair do Camí de Cavalls, sigam direto até a praia. São cerca de 2 km até à saída da estrada principal para Favàritx.

Menorca
créditos: Menorcadiferente

CALA EN VIDRIER

Próxima da movimentada praia de Es Grau, Cala en Vidrier é uma joia escondida, longe das multidões. De aspeto imaculado, esta pequena praia abraça uma enseada protegida e oferece uma vista deslumbrante da baía.

Para chegar a Cala en Vidrier, estacionem no amplo parque de terra batida que se encontra antes da entrada da vila de Es Grau. Continuem a pé em direção à aldeia, mas virem à esquerda quando avistarem a plataforma de madeira que dá acesso à praia de Es Grau.

Parem aqui se quiserem alugar um caiaque para chegar a Cala en Vidrier, caso contrário, continuem até o final da praia, onde encontram uma trilha estreita que serpenteia pela encosta. Ao chegar ao topo da colina, sigam o caminho mais perto da costa, que conduz a uma descida íngreme que leva à praia.

Menorca
créditos: Menorcadiferente

CALA MESQUIDA

A baía de Sa Mesquida é absolutamente encantadora e sua praia principal, Cala Mesquida, não lhe fica atrás. Situada numa baía em forma de lua crescente, protegida entre escarpas rochosas e apoiada por dunas baixas, é um verdadeiro santuário de paz.

Chegar aqui é simples, mas tenham em atenção que o estacionamento é limitado. Dirijam até Sa Mesquida antes de seguir pela baía e depois contornem-na.

Esta é uma ótima praia para crianças em Menorca, pois é protegida, não é muito longe para caminhar e há um salva-vidas de serviço (na época balnear).

Menorca
créditos: PxHere

CALÓ BLANC

Caló Blanc é uma praia escondida… à vista de todos. Localizada perto da estrada, não muito longe da muito mais movimentada Binibeca, esta é uma das mais pequenas praias de Menorca, mas também uma das mais populares devido à sua localização acessível e às boas condições para a prática de natação, mergulho e snorkel.

Como a praia em si é tão pequena, a maioria das pessoas instala-se nas falésias que a cercam e na época alta pode ficar demasiado cheia.

Para chegar a Caló Blanc, basta dirigir em direção a Es Caló Blanc, onde encontraram um estacionamento à beira da estrada. Deixem lá o carro e prossigam a pé para o lado direito do parque, onde encontram uma escada íngreme que dá acesso à praia.

Menorca
créditos: PxHere

PLAYA DE BINIGAUS

A praia de Binigaus fica a uma curta caminhada da cidade de Santo Tomas, mas ainda assim consegue oferecer uma sensação de paz e isolamento. Pode não ser a praia mais bonita de Menorca, mas é uma praia popular entre os naturistas, especialmente nas enseadas isoladas, uma vez que oferece muita privacidade. O mar aqui pode ficar um pouco agitado, visto estar bastante exposto aos ventos, mas há quem consiga nadar até à Ilha Binicodrell para fazer snorkel ou tomar banhos de sol.

Para chegar à Playa de Binigaus, basta parar no estacionamento de Santo Tomas e caminhar o pequeno trecho do Camí de Cavalls até a praia. Demora cerca de 10 a 15 minutos a pé.

Menorca
créditos: Menorcadiferente

CALA ESCORXADA

Cala Escorxada não é tão bonita quanto Cala Macarelleta, ou tão calma quanto Cala Pregonda, mas tem uma beleza selvagem e acidentada que a diferencia das demais e a sua localização isolada só aumenta o seu apelo.

Chegar até lá pode ser uma caminhada árdua, mas o esforço é compensado quando avistamos a baía celestial que nos espera.

Podemos caminhar até Cala Escorxada a partir de Santo Tomas no leste, ou Cala Mitjana / Cala Galdana no oeste. Quem vem de Santo Tomas, tem vista para as enseadas da Playa de Binigaus. É uma caminhada deslumbrante, de cerca de 1 hora, que sobe muito acima da praia. O caminho é bastante bem sinalizado e alterna entre a beira dos penhascos, a vegetação rasteira e a sombra dos pinheiros.

Vindo de Cala Mitjana, passa-se por Cala Trebalúger e Cala Fustam, mas o caminho é muito mais difícil e por vezes íngreme.

Menorca
créditos: Menorcadiferente

CALA FUSTAM

Cala Fustam é uma praia pequena, com uma enseada silenciosa, protegida de ambos os lados por rochas íngremes e pinheiros. É uma das praias favoritas dos nudistas de Menorca, por isso não se surpreendam se ninguém estiver de fato de banho quando lá chegarem.

Menorca
créditos: Menorcadiferente

CALA TREBALÚGER

Localizada atrás de uma espessa copa de pinheiros, Cala Trebalúger esconde um cenário magnífico de águas turquesas calmas e areias brancas e finas, onde um riacho de água doce, flui suavemente através do mato abundante.

A sua localização é remota e para lá chegar temos primeiro de caminhar até Cala Mitjana que fica a cerca de 40 minutos. Nessa praia há uma escada na rocha do lado esquerdo que leva para dentro e através da mata, até Cala Trebalúger.

A caminhada não é muito cansativa, e a primeira parte até pode dar uma falsa sensação de segurança, mas existem algumas partes difíceis, incluindo a última descida.

Esta não é uma praia de acesso fácil, por isso se a visitarem, usem calçado apropriado para não escorregar.

Menorca
créditos: Menorcadiferente

CALA MITJANA E CALA MITJANETA

Muitas vezes citadas como as melhores de Menorca, Cala Mitjana e sua irmã menor Cala Mitjaneta são duas das praias mais populares da ilha.

O acesso, razoavelmente fácil, permite que famílias inteiras desfrutem da enseada estreita de Cala Mitjana.

Para chegar lá, parem no estacionamento principal que está sinalizado na entrada de Cala Galdana. É um grande estacionamento, mas mesmo assim fica cheio, então não esperem encontrar uma vaga se chegarem ao meio-dia.

Prossigam a pé para o lado oeste do estacionamento, por um caminho de terra (que se torna um caminho pavimentado) até a praia.

É uma caminhada de cerca de 20 minutos, e toda a descer, o que significa que é preciso economizar energia para a caminhada de volta.

Menorca
créditos: Menorcadiferente

CALA MACARELLA

São os arredores de Cala Macarella que lhe conferem o status de uma das mais belas praias de Menorca. Integrada numa baía sublime na costa sul da ilha, é uma praia amada por locais e por visitantes.

O estacionamento perto de Cala Macarella é restrito a autocarros durante os meses mais movimentados do verão, portanto, se vierem de carro terão de estacionar nas proximidades de Cala Turqueta e caminhar pelo Camí de Cavalls por aproximadamente 3 km (da praia).

Menorca
créditos: Menorcadiferente

CALA MACARELLETA

Esta bonita praia fica numa enseada tranquila de águas transparentes.

Para aqui chegar é preciso caminhar de Cala Macarella ou Cala Turqueta.
A partir de Cala Turqueta a caminhada não é longa e existem duas rotas: Seguir o caminho costeiro ou seguir o Camí de Cavalls. O primeiro caminho é a opção mais cénica, mas o último é o caminho mais fácil.

Se forem pelo caminho costeiro, vão reparar numa placa que indica uma trilha bastante clara que segue a beira do penhasco (muito alto). Pouco antes de chegar a Cala Macarelleta, há uma parte muito íngreme que desce pelo mato, que pode causar dúvidas, mas depois de chegar ao fundo e caminhar por alguns minutos, encontramos logo a placa para Macarelleta.

Seguir o Camí de Cavalls leva um pouco mais de tempo, mas é um caminho mais fácil e leva cerca de 30 minutos.

Menorca

CALA TURQUETA

As enseadas gémeas que formam Cala Turqueta estão situadas entre escarpas altas, pontilhadas de árvores que criam uma baía calma e protegida.
Pode ficar mais movimentada do que algumas das outras praias isoladas de Menorca, provavelmente porque é mais fácil de chegar, mas experimentem visitar no início da noite e vão encontrar paz e um espetacular pôr do sol.

O acesso a Cala Turqueta é bastante simples. Sigam o GPS em direção a Sant Joan de Missa. Eventualmente chegarão a uma encruzilhada onde podem virar para Cala Macarella ou Cala Turqueta. Há uma placa aqui que indica se há vagas disponíveis em cada um dos estacionamentos da praia (atenção que no verão o estacionamento de Cala Macarella é exclusivo para autocarros).

Prossigam em direção a Cala Turqueta por uma estrada estreita com muros de pedra até ver a placa do estacionamento. Simplesmente deixem o carro estacionado no parque gratuito e sigam pelo caminho marcado para a praia que fica a cerca de 10 minutos a pé.

CALLA ALGAIERENS

Cala Algaiarens, também conhecida como praia de La Vall, é um conjunto de duas praias virgens de areias brancas e águas transparentes, localizadas na costa norte de Menorca. A primeira praia que encontramos é a praia de Dels Tancats, a maior das duas. Mais a leste fica a praia Des Bot, menor e mais discreta, mas também mais tranquila.

Cala Algaiarens fica a cerca de 10 km ao norte da Cidadela de Menorca. Para aqui chegar basta seguir pela estrada para Cala Morell e depois virar à direita para a estrada que conduz a Cala Algaiarens. No local há um parque de estacionamento.

Menorca

Sigam as minhas aventuras mais recentes no Instagram e no Facebook 

Artigo originalmente publicado no blogue The Travellight World