Tradicionalmente é feito com queijo e macarrão cotovelo, localmente chamado de magronen ou hörni, porque lembra a forma dos chifres da íbex, uma espécie de mamífero caprino, que habita as regiões montanhosas dos Alpes.
Há uma simples razão logística por trás da história deste prato: os pastores que viviam nos Alpes com os seus rebanhos tinham de transportar a sua comida e a massa seca era leve e fácil de carregar. O queijo, que era feito pelos próprios pastores, era outro ingrediente óbvio.
Com o tempo a receita do Älplermagronen, denominado "Macaroni du Chalet" na Suíça francófona, evoluiu, e atualmente varia de cantão para cantão; uma das versões mais populares deste prato é a que adiciona à receita batatas, natas e é acompanhada com apfelmus (compota de maçã).
Partilho aqui para quem quiser experimentar:
INGREDIENTES
4 colheres (de sopa) de manteiga sem sal
2 cebolas grandes cortadas em fatias finas
500 g de batata descascada e cortada em cubos
340 g de macarrão cotovelo (ou penne)
225 g de queijo Gruyère ralado ou outro queijo de textura dura
3/4 de chávena de natas
Sal, pimenta preta moída na hora e noz-moscada ralada na hora, a gosto
Compota de maçã para servir
Salsa fresca opcional, para guarnição
PREPARAÇÃO
Pré-aqueça o forno a 190º C. Unte levemente uma caçarola grande.
Numa frigideira grande, derreta a manteiga em fogo médio-baixo. Adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e cozinhe, mexendo ocasionalmente, até dourar e caramelizar. Isso levará cerca de 30 minutos.
Leve a ferver uma panela grande com água e uma pitada de sal.
Quando a água começar a ferver, adicione as batatas aos cubos. À medida que começam a amolecer, após cerca de 5 minutos, adicione o macarrão (ou penne). Continue a cozinhar, por cerca de 7 minutos, mexendo de vez em quando, até que as batatas estejam macias e a massa quase pronta (a massa vai cozinhar mais um pouco enquanto assa). Escorra e reserve.
Numa tigela média, tempere as natas com sal, pimenta e cerca de 1/4 de colher (de chá) de noz-moscada ralada na hora.
Adicione 1/3 do macarrão e batatas no fundo da caçarola untada. Cubra uniformemente com 1/3 do queijo ralado. Cubra com outro 1/3 de macarrão e batatas. Cubra com outro 1/3 do queijo e, em seguida, o macarrão e as batatas restantes. Cubra com o queijo ralado restante. Despeje a nata temperada sobre as camadas.
Asse em forno pré-aquecido até que o queijo derreta e borbulhe, cerca de 15-20 minutos.
Retire do forno e cubra uniformemente com as cebolas caramelizadas.
Sirva o Älplermagronen quente sobre um pouco de compota de maçã ou com a compota de maçã ao lado. Se desejar, polvilhe com um pouco de salsa fresca ou cebolinho.
Receita retirada com pequenas adaptaçoes do site tarasmulticulturaltable.com
Sigam as minhas aventuras mais recentes no Instagram e no Facebook
Artigo originalmente publicado no blogue The Travellight World
Comentários