Quem disse que não é possível consumir carne de forma sustentável? Em Portugal, o projeto Carnes da Montanha diz-nos que sim, e ainda ficamos a aprender mais sobre as raças autóctones portuguesas. Fomos conhecer as raças Minhota, Cachena e Barrosã.
O sidónio é um bolo seco, em forma de caixão, com sabor predominante a amêndoa e é afamado em Viana do Castelo, em particular na Confeitaria Brasileira que assinalou agora 120 anos.
A popularidade da gastronomia italiana faz com que todas as cidades tenham vários restaurantes com pratos típicos deste país. O Tutti a Tavola é o único que conhecemos no centro da cidade e no meio de um espaço verde.
É um roteiro muito doce pela região de Viseu e o guia é um mestre, o pasteleiro José Carlos Ferreira, afamado pela sua criatividade, receitas que transformou e até três registos no livro do Guinness: maior pão com chouriço, maior broa Trambela e o maior bolo de aniversário.
A pastelaria Manuel Natário de Viana do Castelo chega a vender, no verão, cerca de mil Bolas de Berlim por dia. Jorge Amado e a mulher preferiam o pão de ló. O escritor criou um personagem num romance inspirado no proprietário da pastelaria, Manuel Natário.
A boleima é um doce tradicional do Alentejo e faz parte da doçaria de Castelo de Vide. Dona Belmira tem mais de 80 anos de idade e é muito afamada pelas boleimas que confeciona.
O pão de ló de Soajo é afamado. Já chega a França e é muito procurado no Alto Minho. É ligeiramente húmido e resulta de um pequeno negócio familiar na bonita vila de Soajo.
As trufas de chocolate são um presente maravilhoso para oferecer a amigos e família. Afinal, quem não gosta de receber uma caixa cheia de doces preparados com carinho e amor?
Cassoeula Lombardia é um prato tradicional e suculento da região italiana da Lombardia. É basicamente um estufado de carne e legumes, tipicamente invernal e com um sabor único e reconfortante.
Com a aproximação do inverno e as temperaturas a descer, o Algarve torna-se um destino de eleição para contemplar belas paisagens e apreciar boa gastronomia.
Nas culturas ocidentais, a canja de galinha é o exemplo típico de um prato que proporcionam calor e conforto. No Egito, essa "confort food" é a sopa de lentilhas.
Copo de Mar é um restaurante de peixe que faz gala em destacar os originais acompanhamentos. No bairro das Avenidas Novas, em Lisboa, é um espaço acolhedor, com uma decoração muito especial.
Sayadieh é um prato de arroz e peixe popular no Médio Oriente preparado com muitas especiarias e cebolas caramelizadas. É cheio de sabor e surpreendentemente fácil de fazer! Absolutamente delicioso.
Em tempos Canterbury foi um destino popular para peregrinos cristãos e algumas das primeiras receitas conhecidas de tarte de maçã da região datam dessa época.
O Milk Punch é um dos cocktails mais antigos do mundo. Foi criado em 1688 na Escócia e a sua receita foi mencionada num livro pela primeira vez em 1711.
A feijoca de Manteigas é uma variedade de feijão, graúdo, branco e com sabor muito próprio. Juntam carnes e enchidos locais e o prato é um dos mais conhecidos da gastronomia serrana. É muito procurado nesta altura.
É uma descoberta agradável e uma surpresa. Andamos a visitar o Moinho de Papel, em Leiria, e subitamente surge o aroma do pão acabado de cozer. O moinho produzia papel e azeite e as mós das farinhas continuam em atividade e todas as sextas-feiras há pão de mistura.
Ir a Istambul e não experimentar comida de rua é como ir a Roma e não ver o Papa. Cada rua desta metrópole é uma aventura diferente para o paladar. Conheça a seguir as iguarias que tem de provar nesta cidade da Turquia.
Oleiros, município com dez freguesias, do distrito de Castelo Branco, não se rende às condições agrestes do território, à desertificação, aos incêndios, às acessibilidades questionáveis ou às difíceis condições da vida rural. Muito pelo contrário.