O Grupo Carbón é detentor de 10 restaurantes na cidade de Madrid, operam sob cinco marcas diferentes, mas a essência de toda a sua cozinha é a mesma, elevado nível de conhecimento dos seus chefs e equipas, firme compromisso pela qualidade e os melhores ingredientes, um design arrebatador e original que culmina no amor e respeito pela gastronomia.

O produto de qualidade é a estrela em todas as suas cozinhas, quer seja proveniente do mar, da terra ou mesmo os melhores cortes de carne que podemos encontrar, talvez o seu expoente máximo seja o Restaurante Carbón.

Fica centralmente localizado, no Bairro de Salamanca, parece uma casa de campo no coração de Madrid, as janelas panorâmicas, as árvores, a madeira e a pedra fazem deste espaço um cenário maravilhoso onde, mesmo antes de comermos, já estamos maravilhados.

No interior encontramos múltiplos espaços divididos por dois andares, mesas altas, um espetacular balcão em redor do bar central onde as tapas são exibidas e rainhas. Ficámos no andar superior com vista para todo o espaço, no trajeto passámos pela enorme grelha bem abastecida de carvão que é de facto a estrela do espaço.

Grelhar é a técnica de cozinha utilizada quase em exclusivo no Carbón, nós seguimos a tendência e deixámo-nos guiar pelos melhores sabores de Espanha com um toque de fogo que nos impressionou desde o primeiro segundo.

É uma carta baseada na essência dos melhores produtos, um regresso às origens onde a simplicidade de processos domina e elevada todos os sabores e texturas, peixes e mariscos da Galiza, as melhores carnes do país e legumes orgânicos dos melhores produtores e mercados de Espanha. Uma cozinha que se inspira na comida caseira espanhola, não podíamos pedir mais!

Começámos com um abacate na brasa recheado com ceviche de atum, simplesmente divinal a fusão entre o abacate grelhado e a frescura do atum. Seguimos para beringelas assadas com salsa “Romesco” típica de Madrid, croquetes de presunto ibérico e de caranguejo acompanhados por legumes do dia grelhados, rodovalho grelhado ou bife de novilho, maturado e preparado no ponto pelos mestres que dominam o fogo - uma aventura gastronómica fenomenal.

Se existe local onde devemos comer uma “tarta de queso” é mesmo no Carbón, sou fã de cheesecake mas por terras madrilenas a receita é de facto imbatível.

Para harmonizar toda esta carta, a equipa Carbón criou uma carta de vinhos maioritariamente de pequenos produtores, produções biológicas e os clássicos espanhóis, bem secundados por uma série de cocktails clássicos e digestivos.

O Carbón leva-nos de volta a uma cozinha que nos transporta para o mais genuíno dos sabores, das técnicas de confeção e texturas, num local fantástico e uma equipa fenomenal. Gostámos muito e vamos voltar.