A receita surgiu num restaurante de nome “Beau Jo’s”, que criou uma história tão colorida e louca quanto esta pizza para explicar a sua origem.

Chip Bair, o inventor da receita, tinha 25 anos quando em 1973 abandonou a faculdade e comprou o restaurante Beau Jo’s, em Idaho Springs, aos seus fundadores, Beau e Jo Ann. Acreditando na máxima de que “podemos fazer qualquer coisa com pizza”, Bair mudou uma receita pré-existente de massa de pizza e desenvolveu a crosta trançada que dá à pizza o aspeto de uma tarte porque, segundo ele, “as pessoas comem com os olhos” e no final da refeição ainda ficam com uma “sobremesa embutida”, pois podem mergulhar a crosta que sobra em mel.

Esta é a verdadeira história por trás da receita. Mas, de acordo com a tradição do Velho Oeste, Bair criou uma história alternativa, um pouco louca e cheia de imaginação, atribuindo a origem da pizza a um caçador de peles francês chamado Pete ZaPigh, que um dia se aventurou a entrar numa mina abandonada, desapareceu por alguns anos e depois ressurgiu com a pizza estilo Colorado. Tragicamente, dizem, Pete ZaPigh morreu poucos meses depois de ter sido pisoteado por um mamute.

Histórias à parte, a Colorado Mountain Pie Pizza é deliciosa e vale a pena experimentar. Espreite aqui a receita.

INGREDIENTES

Para a massa

1 chávena de água quente

1/2 chávena leite

11 g de fermento

1/2 colher de sal

4 chávenas de farinha

1 colher (de sopa) de açúcar

4 colheres (de sopa) de óleo vegetal

Para o recheio

450 g de queijo mozzarella, ralado

1 frasco de molho para massa à bolonhesa

150 g de azeitonas pretas, escorridas

225 g de pimentão vermelho, cortado em pedaços

2 chávenas de brócolos, cozidos ao vapor

50 g de frango ou outra carne da sua preferência

Chouriço, cortado em fatias finas

2 colheres (de sopa) de manjericão seco

1 colher (de sopa) de alho em pó

1 colher (de sopa) de flocos de pimenta vermelha

Para acompanhar

Mel

PREPARAÇÃO

Numa tigela grande, misture o fermento, o açúcar e o sal.

Adicione a água quente e o leite. Misture bem e deixe descansar por alguns minutos.

Adicione 2 colheres (de sopa) de óleo e misture.

Misture a farinha até formar uma massa grossa. Pode ser necessário adicionar água ou farinha para alcançar a textura certa.

Sove a massa por alguns minutos numa superfície enfarinhada até ficar lisa.

Abra a massa até ter meio cm de espessura (deve ter cerca de 50 cm de diâmetro)

Use as 2 colheres (de sopa) restantes de óleo para untar uma assadeira. Coloque a massa na forma e levante as bordas. Dobre um pouco na parte de cima da forma, para a massa ficar entrançada nas bordas como se de uma tarte se tratasse.

Cubra a massa e a assadeira com uma toalha húmida e coloque num local quente, para crescer, por 1 hora e meia.

Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 220º C

Adicione as coberturas (o molho, depois todos os temperos, depois metade do queijo mozzarella ralado, os brócolos, as azeitonas e os pimentões vermelhos, depois o resto do queijo e depois a carne e as fatias de chouriço)

Asse por 45 minutos ou até que a crosta ao longo da borda superior esteja dourada. Pode verificar aos 30 minutos para ter a certeza, pois os fornos variam.

Ao retirar a pizza, verifique se tem algum líquido. Se tiver despeje um pouco do líquido antes de remover a pizza da forma. Isso ajudará na hora de a cortar.

Deixe a pizza arrefecer por cerca de 10 minutos e, em seguida, retire da forma. A crosta deve servir como uma barreira perfeita para que todas as coberturas ficarem dentro.

Sirva acompanhado de um jarro de mel, para que no final da refeição possa cobrir os pedaços de crosta que sobrarem com um fio de mel e ter uma sobremesa instantânea!

Receita adaptada do site Just a Pinch