A Frigideiras do Cantinho  foi fundada em 1796. Isaura Rocha, agora proprietária, trabalhou na casa durante 70 anos e assegura que se mantém a receita.

Frigideiras
créditos: andarilho.pt

“Tenho 87 anos e quando vim para aqui tinha 17 ou menos. É tudo feito aqui, inclusive os pasteis. A receita não mudou.”

Frigideiras
créditos: andarilho.pt

Numa parede estão fotografias de Isaura Rocha e do marido. São testemunhos do “estabelecimento de restauração mais antigo de Braga”.

O testemunho de Júlio Dinis e Camilo Castelo Branco, com citações que podemos ler junto ao balcão, atestam que as frigideiras também são antigas e apreciadas.

Frigideiras
créditos: andarilho.pt

Isaura Rocha diz que continuam a fazê-las num processo manual e, por isso, dão muito trabalho. “É preciso levantar cedo para as fazer porque demoram muito tempo. Amassar, cilindrar, pôr em cima da mesa a descansar durante 45 minutos...”.

Frigideiras
Isaura Rocha créditos: andarilho.pt

Hoje em dia já diversificam o recheio, mas a frigideira original é com carne picada, “de vaca. Parece simples, mas não é. Demora cerca de 3h a fazer.”

Frigideiras
créditos: andarilho.pt

Por manterem a prática tradicional e o cuidado na seleção dos ingredientes, Isaura Rocha diz que as frigideiras confecionadas na sua casa são únicas. Há também quem confecione frito, mas a tradição é no forno.

Frigideiras
créditos: andarilho.pt

A Frigideiras do Cantinho está no centro histórico de Braga, não muito longe da Sé, numa praça sossegada. O edifício atual foi uma reconstrução que coincidiu com a altura que que Isaura Rocha começou aqui a trabalhar.

Frigideiras
créditos: andarilho.pt

Uma remodelação, em 1996, descobriu ruínas de uma casa romana. Uma plataforma de vidro, em parte do pavimento do restaurante permite a observação do que resta da edificação do século III.

Frigideiras
créditos: andarilho.pt

A confecionar Frigideiras desde 1796 faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.