Acredita-se que a receita do Petit Patê foi inventada no final de 1800 por um pasteleiro de nome Delcasso-Vernet, embora algumas pessoas afirmem que o verdadeiro inventor deste prato foi Charles Durand, na década de 1820.

Esquecido até a década de 1950, o Petit Pâté ressurgiu quando Les Halles, o principal Mercado de Nîmes, voltou a vendê-lo e o pequeno pastel tornou-se um sucesso entre os locais e turistas.

INGREDIENTES 

(para 10 pasteis) 

1 embalagem de massa quebrada

500 g de recheio (70% de patê de porco, 30% de patê de vitela)

1 gema de ovo

PREPARAÇÃO 

Corte círculos na sua massa, com cerca de 8 cm. Lembre-se de deixar o suficiente para as “tampas” que vão cobrir  os pasteis. A única operação complicada é moldar. Em cada círculo de massa, coloque uma bolinha de recheio, que pode temperar a seu gosto. Conte cerca de 50 gramas de carne por cada pequeno Pâté Nîmois.

Em seguida, dobre a massa em volta do seu recheio, tentando dar o aspeto mais cilíndrico possível e tape com uma pequena tampa de massa, que depois deve fechar com o dedo. Pincele com a gema de ovo e leve ao forno a 190 ºC durante 15 a 20 minutos ou até os pasteis estarem dourados.

Retire do forno e sirva!

Receita adaptada do site Midi Libre

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.