Das ruelas milenares da Cidade Velha de Jerusalém às cozinhas luxuosas no exterior, um vento de renovação sopra sobre a gastronomia palestiniana que, sem se afastar das suas tradições ancestrais, começa a obter grande sucesso.
Na Tailândia, em Chiang Mai, há um pequeno café que nos serve panquecas, gelados e bebidas com caras de ursinhos. Sim, com diminutivo, porque aqui tudo é fofinho.
A salatet zabadee (ou salada de pepino), feita ao estilo egípcio (como um molho) é a salada perfeita para servir num dia quente. Pepino e iogurte são dois ingredientes frescos e juntos, com um pouco de pão naan ou vegetais, fazem uma ótima entrada de verão.
Luiz Lustosa retira a tampa de uma caixa de madeira e a reação é quase imediata: de dentro de pequenas crateras de cera, brotam milhares de abelhas mandaguari, que voam, formando uma nuvem.
Na agitada Rua Amarela, em Cascais, um novo spot promete levar os que o visitam diretamente para o glamour cinematográfico que retrata a máfia dos anos 20 em Chicago. No La Cosa Nostra Pastas & Pizzas, o Capo di tutti capi – expressão utilizada para designar o chefe de todos os chefes das máfias – é
Petiscos, pratos típicos e um bom copo, rodeados de livros e vinhos, são as apostas fortes da Tasca da Memória, o restaurante do Wine & Books Hotel, do Grupo PBH (Portugal Best Holiday), localizado na Ajuda.
"Inclusive no deserto posso cultivar manga", afirma Kaleem Ullah Khan, um indiano de 82 anos que se levanta ao amanhecer, faz orações e caminha calmamente por um quilómetro até à imensa mangueira, de 120 anos.
No Egito e nos países do Médio Oriente, shawarma refere-se a pedaços de carne marinada (carne de vaca, cordeiro ou frango), cozinhada lentamente num espeto. Normalmente é servido em pequenos pãezinhos pita e condimentada com molho de iogurte (ou outro).
Selvas, oceanos, desertos, montanhas e rios fazem iguarias. Leonor Espinosa, a melhor chef do mundo em 2022, conseguiu levar a biodiversidade da Colômbia para os pratos através de segredos culinários, alguns provenientes de territórios martirizados pela violência.
Além do Círculo Polar Ártico, no paralelo 69 norte, o chef Poul Andrias Ziska, com duas estrelas Michelin, abriu o único restaurante premiado da Gronelândia.
O covilhete de Vila Real tem a forma de uma empada, mas é muito mais do que isso. Tem um sabor muito próprio e marca a gastronomia e a cultura de uma região.
Podemos viajar de diversas formas, uma das mais comuns é através da gastronomia, se duvidas houvesse, acreditem que o Coyo Taco nos transportou até ao México e nos trouxe de volta em apenas duas horas.
Bolo de mel de cana, biscoitos, compotas, bolachas... é uma enorme variedade de doces que nos levam à Fábrica de Santo António, no Funchal. No entanto, quando entramos o que mais nos cativa a atenção é o colorido das latas que enchem as prateleiras.
Da árvore do cacau até à tablete ou bombom, o chocolate viaja por diferentes países e processos. Embarque nesta viagem pelo mundo do chocolate e descubra mais sobre este alimento irresistível para a maioria das pessoas.
Com mais de quatro mil anos de história e de origem andina, o Ceviche é uma iguaria originária dos povos que habitavam a zona norte do Peru. Hoje em dia, no país, é considerado Património Cultural e é conhecido mundialmente tendo, inclusive, um dia para ser celebrado.
Bom tempo pede ar livre, passeios, convívios, idas à praia e refeições, especialmente em família e se possível com espaço para brincar, e foi a pensar nestes requisitos e nestes clientes especiais que a Cappriciosa Carcavelos preparou uma surpresa especial, com a ajuda de O Bongo, para este tempo: u
Até domingo, a Feira das Freguesias de Arganil é uma das poucas oportunidades para provar o bucho de Folques. É muito afamado, mas só meia dúzia de pessoas conhecem a receita e corre o risco de ficar no esquecimento.