Três dos 10 hectares da quinta onde D. Pedro e Inês de Castro viveram em Vila Nova de Gaia estão, há 17 anos, “tomados” por ervas aromáticas como as que Amália Rodrigues bebia antes de cantar o fado.
Santarém, elevada a cidade em 1868 e sede de concelho e de distrito, é uma das cidades mais antigas e históricas de Portugal, considerada a “Capital do Gótico” ou ainda “rainha do Ribatejo”.
“Leiria tem um rio que corre para cima, uma torre que não tem Sé, uma Sé que não tem torre e uma Rua Direita que o não é” (rima popular). Do que está à espera para conhecer Leiria? Depois de saber o que visitar em Leiria, vá! E, acredite, não se vai arrepender.
Na ilha de S. Jorge há vários tipos de moinhos de vento e de água. Alguns são únicos e da autoria de um natural da ilha de S. Jorge que também inventou um avião movido a pedais.
Cerdeira tem uma história recente que já foi argumento para um filme e que agora pode ter um final feliz: a arte de ressuscitar uma aldeia. Uma segunda vida.
Entre barracas, estábulos e moinhos, José Carlos Ruivo percorre diariamente a Herdade da Coitadinha. Reflorestação de árvores, sistemas de irrigação para sobreiros ou gado bovino de mertolenda - eis um montado na fronteira luso-espanhola que desafia as alterações climáticas.
Conhecida como a Cidade-Museu, Évora é sede de concelho e distrito. Ocupa uma área de quase 1.300 quilómetros quadrados, sendo o quinto concelho mais extenso em Portugal. Com quase 53.500 habitantes, o município destaca-se pelo rico património histórico e pela tradição universitária.
Estar dentro de um vulcão é uma experiência única. É surpreendente a beleza natural. O verde das plantas, a luz, as rochas, a lava e pequenos pingos de água dão um ambiente inesquecível ao Algar do Carvão na ilha Terceira.
O Geoparque Terras de Cavaleiros está classificado na rede mundial de geoparques da UNESCO desde 2014. Facilmente se entende o motivo: é uma viagem ao interior da Terra.
O Município de Leiria lançou uma campanha para dar a conhecer a única praia do concelho. Ainda desconhecida por muitos, a praia do Pedrógão é um paraíso para descobrir.
Reguengos de Monsaraz é um dos concelhos do distrito de Évora. Com mais de 10.300 habitantes, segundo dados de 2016, é também a maior das oito sub-regiões vitivinícolas do Alentejo.
O Cabo Espichel é um dos lugares mais procurados do Parque Natural da Arrábida porque agrega tudo: monumentalidade, paisagem deslumbrante, isolamento, mistério e património civil e religioso.
O italiano Franco Ceraolo tem uma pequena propriedade na ilha Graciosa, onde andam mais de quinze burros. Todos têm um nome, Franco chama-os, assobia e fala com eles em italiano. É um dos responsáveis pela manutenção desta raça autóctone na ilha açoriana.
É difícil não cair de amores pela ilha Terceira - ou por qualquer outra ilha dos Açores, na verdade. A beleza natural destas paragens conquista qualquer visitante e deixa sempre a vontade de aqui regressar.
A torre de Centum Cellas é tão bela como enigmática. Os seus 12 metros de altura, toda de pedra e com enormes aberturas nas quatro paredes, fazem dela uma construção única na Península Ibérica.
O renascer na aldeia de Álvaro tem um duplo significado e uma história de dois séculos. O episódio mais recente foram os incêndios de 2017 que devastaram toda a zona circundante e 40 casas de Álvaro. A natureza encarregou-se de renascer a beleza da aldeia e da área envolvente. Depois há também o ren
Sarzedas tem num extremo uma via romana. No outro lado destaca-se um centro de apoio BTT. Entre a história e a contemporaneidade, a aldeia de Sarzedas revela-se afável e com poucos habitantes.
A Graciosa é a ilha mais baixa e a segunda mais pequena do arquipélago dos Açores. Tem cerca de 60km2 de área. De carro dá-se a volta à ilha em uma hora. Tem uma vegetação menos densa que as outras ilhas e mais baixa. Já foi considerada "o celeiro dos Açores".
Figueira é uma pequena aldeia-fortaleza e mantém os traços genuínos do casario de xisto. O núcleo mais antigo está quase todo em “estado bruto” com poucos vestígios de modernidade.
Torres Vedras é uma terra de abundância de vinho e água. Um dos monumentos mais fotografados e com grande relevância histórica é o Chafariz dos Canos mas a sua história está também relacionada com a secura a que foram sujeitos os presos.
Gondramaz é uma pequena aldeia de xisto a meio de encosta da serra da Lousã. Tem sete habitantes permanentes e pertence ao concelho de Miranda do Corvo. Foi toda renovada com cuidado e está escondida numa zona repleta de árvores.