Um busto do rei Afonso IX, “Rei de Leão e da Galiza”, dá as boas-vindas e assinala que Castelo Melhor recebeu os foros do reino de Leão e só passou para Portugal com o tratado de Alcanices, em 1297.

Castelo Melhor
Vista de Castelo Melhor a partir do castelo créditos: Who Trips

No ano seguinte D. Dinis confirma o foral e julga-se que Castelo Melhor seja posterior a Castelo Bom devido à designação adoptada.

Castelo Melhor
D. Afonso IX créditos: Who Trips

Após as boas-vindas pelo rei de Leão e da Galiza descemos a rua principal que atravessa a povoação.

Poucas pessoas andam nas ruas. A aldeia tem pouca gente. Uma senhora de idade, muito simpática indica-me o caminho até ao castelo. Ida e volta porque é simples: sempre a subir.

Castelo Melhor
O castelo e Castelo Melhor visto da estrada créditos: Who Trips

Da estrada que dá acesso a Castelo Melhor ficamos com uma ideia da dimensão das muralha. Quando nos aproximamos essa percepção é reforçada porque a estrutura defensiva é um anel que protege o cume da encosta.

A origem da construção é dos tempos do rei de Leão e parte da muralha ainda se mantém robusta.

Castelo Melhor
créditos: Who Trips

A entrada faz-se por um arco e nos séculos XII e XIII terá havido aqui um pequeno grupo de casas mas a população preferiu ir viver para o vale.

Castelo Melhor
O poço que está no interior do castelo créditos: Who Trips

Agora só se vê um poço. Dizem que tem uma ligação subterrânea à capela de uma das sete irmãs que fica no cume de outro monte, no Miradouro do Anjo São Gabriel.

Castelo Melhor
A entrada do castelo e ao longe o Miradouro do Anjo São Gabriel créditos: Who Trips

A distância é muito grande e no meio fica o vale onde está o casario e a estrada que nestes dias tem muito movimento porque dá acesso a Penascosa onde há um importante núcleo de gravuras rupestres do Paleolítico Superior e que faz parte do Parque Arqueológico do Vale do Côa.

Castelo Melhor
Vista para o vale do Côa créditos: Who Trips

Do castelo temos ainda uma vista magnífica. Muito para além das serras que o rio circunda. Predomina o olival, alguns socalcos de xisto e muitas amendoeiras que em fevereiro/março vão colorir as encostas.

Castelo Melhor
créditos: Who Trips

Muitas construções são ainda de xisto. A igreja tem um campanário com um galo grande. Dizem que quando está virado para Espanha indica que vai chover.

O castelo de Castelo Melhor está classificado como Imóvel de Interesse Público.

Não há melhor que Castelo Melhor faz parte do programa da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e pode ouvir aqui.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.