A cave está repleta de ruínas de uma casa romana e até funciona como um núcleo museológico. É a Casa Romana.

Centro historico de Mértola
Achados arqueológicos na Casa Romana créditos: Who Trips

Em muitos outros lugares da vila estão a decorrer trabalhos arqueológicos como, por exemplo na Alcáçova do Castelo.

Centro historico de Mértola
Alcáçova do castelo créditos: Who Trips

Há quatro décadas que há um trabalho contínuo desenvolvido pelo Campo Arqueológico de Mértola e que nos leva sempre para o rio.

O Guadiana foi a auto-estrada que levava bens e pessoas para o Mediterrâneo e o porto de Mértola era o início do percurso fluvial.

Centro historico de Mértola
Mértola e o Guadiana créditos: Who Trips

Foram intensas as trocas comerciais realizadas por vários povos e civilizações. Mértola acaba por refletir nas ruas, nas casas, na paisagem urbana a herança dos povos que por aqui passaram, nomeadamente os romanos e árabes.

Centro historico de Mértola
O acesso rodoviário é hoje muito fácil. No Guadiana deixou de haver aceso fluvial ao Mediterrâneo devido a uma barragem créditos: Who Trips

O legado que se sente não é apenas no património edificado. É também a nível cultural.

Centro historico de Mértola
créditos: Who Trips

O multiculturalismo, a aceitação do diferente e a hospitalidade são traços que foram transportados até aos dias de hoje, sublinha João Rolha do Turismo de Mértola ao definir o legado histórico.

Centro historico de Mértola
Igreja de Nossa Senhora da Anunciação créditos: Who Trips

Um dos melhores exemplos desta fusão de culturas e religiões é a Igreja de Nossa Senhora da Anunciação ou também designada Igreja Matriz. Rivaliza a atenção com o castelo. É toda branca e percebe-se logo a influência islâmica.

Centro historico de Mértola
créditos: Who Trips

Foi um templo romano, depois cristianizado e com os árabes foi mesquita. Com a reconquista mudou de credo mas mantém muitos dos traços da mesquita e é o único exemplar de arquitetura religiosa islâmica em Portugal que chegou até aos nossos dias. Pode-se visitar e quando se deslocar ao núcleo museológico repare na porta da antiga mesquita.

Centro historico de Mértola
Castelo de Mértola créditos: Who Trips

A igreja está classificada como Monumento Nacional. O castelo tem estatuto idêntico e a sua história tem um filme muito parecido. Foi reconstruído por vários povos e foi com a reconquista que foram marcados os traços que ainda preserva. Tem duas torres e uma é de menagem.

É igualmente com a reconquista que as muralhas ganharam a actual robustez. São construções muito altas. Temos uma noção mais precisa da sua monumentalidade num passeio de barco no Guadiana.

As muralhas e o castelo ganharam ainda maior destaque porque a cor da pedra foge do branco que pinta o casario.

Centro historico de Mértola
créditos: Who Trips

A bonita torre do relógio marca o tempo fora e dentro da muralha e é outro dos edifícios mais fotografados. Sem dúvida que o castelo é o melhor miradouro e local indicado para fotografias panorâmicas mas não deixe de ir à varanda do mercado municipal que tem uma excelente vista para o Guadiana.

Um rio de História em Mértola faz parte do podcast semanal da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e pode ouvir aqui.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.