Dotado de boas acessibilidades que acentuam a sua centralidade no país, o concelho de que é sede tem uma população de 58.500 habitantes.

O território situa-se na margem direita do rio Tejo e está ligado também com o rio Alviela e o Rio Maior, estando a sul do Maciço Calcário Estremenho de Porto de Mós.

A agricultura mantém-se como uma das principais atividades nas freguesias rurais. No entanto, os maiores empregadores do concelho são do setor dos serviços, sobretudo nas áreas do comércio, indústrias transformadoras e administração pública, entre outras.

Várias modalidades do turismo são encontradas em Santarém, que dispõe de um património gótico notável. Um dos grandes atrativos turísticos é a paisagem das "Portas do Sol", onde ainda se preserva parte das muralhas defensivas da cidade.

A Feira Nacional de Agricultura, com mais de 50 edições, é uma mostra promocional do que de melhor o concelho tem para oferecer, atraindo anualmente mais de 165 mil visitantes.

A 19 de março celebra-se o Dia de São José, sendo este feriado municipal.

O município compreende 18 freguesias: Abitureiras; Abrã; Achete, Azoia de Baixo e Póvoa de Santarém; Alcanede; Alcanhões; Almoster; Amiais de Baixo; Arneiro das Milhariças; Azoia de Cima e Tremês; Casével e Vaqueiros; Gançaria; Marvila, Santa Iria da Ribeira de Santarém, São Salvador e São Nicolau; Moçarria; Pernes; Póvoa da Isenta; Romeira e Várzea; São Vicente de Paul e Vale de Figueira; Vale de Santarém.

Tem sugestões e dicas para quem visita Santarém? Partilhe connosco no espaço de comentários.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.