Na ilha de S. Jorge há vários tipos de moinhos de vento e de água. Alguns são únicos e da autoria de um natural da ilha de S. Jorge que também inventou um avião movido a pedais.
Estar dentro de um vulcão é uma experiência única. É surpreendente a beleza natural. O verde das plantas, a luz, as rochas, a lava e pequenos pingos de água dão um ambiente inesquecível ao Algar do Carvão na ilha Terceira.
O italiano Franco Ceraolo tem uma pequena propriedade na ilha Graciosa, onde andam mais de quinze burros. Todos têm um nome, Franco chama-os, assobia e fala com eles em italiano. É um dos responsáveis pela manutenção desta raça autóctone na ilha açoriana.
É difícil não cair de amores pela ilha Terceira - ou por qualquer outra ilha dos Açores, na verdade. A beleza natural destas paragens conquista qualquer visitante e deixa sempre a vontade de aqui regressar.
A Graciosa é a ilha mais baixa e a segunda mais pequena do arquipélago dos Açores. Tem cerca de 60km2 de área. De carro dá-se a volta à ilha em uma hora. Tem uma vegetação menos densa que as outras ilhas e mais baixa. Já foi considerada "o celeiro dos Açores".
O guia turístico Renato Goulart vai cumprir, no próximo sábado, a sua subida número 2.351 à montanha do Pico, precisamente o número de metros em altura do ponto mais alto de Portugal.
Foi com Inês Inês, sua mãe, que Rosa Mariana Mendonça aprendeu a fazer as “barretas” do Corvo, o produto mais genuíno da ilha, e é hoje a única que as sabe fazer, mas já tem aprendizes.
A ilha de S. Jorge é formada por encostas íngremes. Arribas muito altas e apenas em lugares muito próximos do oceano existem zonas planas, um pouco acima do nível do mar. São as fajãs e constituem uma das características identificadoras da ilha de S. Jorge.
Se já visitou a ilha de São Miguel, nos Açores, provavelmente reparou que existem corações pintados espalhados pelas paredes de toda a ilha. Mas será que sabe a história que está por detrás destes corações?
A Ilha de São Miguel é perfeita para apresentar os Açores aos mais pequenos. Três dias por aquelas paragens e garantimos: eles nunca mais vão esquecer os Açores.
A ilha de São Miguel é, sem dúvida, um dos maiores tesouros de Portugal. Com tanta natureza e paisagens incríveis, onde quer que se olhe, em qualquer ponto da ilha, torna-se difícil decidir o que visitar com tantas opções maravilhosas e, muitas vezes, com tempo limitado.
Na mais pequena ilha dos Açores, o Corvo, não há um chefe de família que não receba do município uma prenda de Natal e, na Missa do Galo, a igreja matriz torna-se pequena para tantos fiéis.
Num artigo publicado na “Thrilist”, o arquipélago dos Açores é descrito como um paraíso que ainda não foi totalmente descoberto, mas que todos querem descobrir.
"É brutal". Este é o comentário mais frequente sobre a Poça de Simão Dias na Fajã do Ouvidor, na ilha açoriana de S. Jorge. É uma piscina natural e o comentário é certeiro porque a sensação é mesmo essa.
Localizado num cenário único, o hotel Terceira Mar destaca-se imediatamente pelas vistas magníficas que oferece para a Baía Fanal e para o Monte Brasil.
Os moinhos da Graciosa são de origem flamenga e marcam de vermelho o horizonte da ilha açoriana. São um dos ícones do arquipélago e herança de marinheiro holandeses que ajudaram a fazer da Graciosa o "celeiro" dos Açores.
Esquecida no meio do Atlântico, a ilha de São Miguel é uma das jóias do nosso pequeno planeta. Uma ilha que reúne quase tudo o que os Açores têm de melhor: fumarolas, piscinas naturais de água quente, crateras, lagoas vulcânicas, praias de areia negra, cidades de basalto e uma gastronomia ímpar. São
Uma das mais típicas manifestações da arquitetura popular nos Açores são os Impérios. Existem centenas e cada um corresponde a uma irmandade do Espírito Santo.
A aldeia da Fajã dos Cubres está localizada num daqueles lugares improváveis do nosso planeta. Quem a visita fica maravilhado com o enquadramento natural em que foram construídas as casas de basalto, as adegas e a ermida desta pequena povoação da freguesia da Ribeira Seca, concelho da Calheta, ilha
Fica no concelho de Ponta Delgada e é um "must see". Discreta e construída com paixão pelo professor Manuel João Melo, a Oficina-Museu de Artesanato Artes e Ofícios das Capelas é um espaço cheio de memórias ligadas ao quotidiano e às tradições da ilha de São Miguel durante os séculos XIX e XX.
Maior ilha dos Açores tem paisagens arrebatadoras, que nos encantam em qualquer época do ano. Apesar de ser conhecida como a ilha verde, é a água das lagoas e das ribeiras que assume um protagonismo especial.
Há muito para ver na maior ilha dos Açores e ainda mais para saborear. Os produtos que a terra e o mar dão condizem perfeitamente com as paisagens soberbas com que a natureza brindou este território.