Na ilha de São Miguel existe uma vila tradicional, onde o turismo quase ainda não chegou - a vila do Nordeste. Situa-se, claro está, na zona nordeste da Ilha, e é apreciada por muitos pela tranquilidade e harmonia com a natureza.

Esta zona é calma e pacata e a simpatia dos locais não deixa ninguém de parte. Além dos campos verdes e das típicas vacas leiteiras, existe todo um belíssimo património arquitetónico e umas paisagens para o oceano Atlântico de cortar o fôlego. De alguns pontos é mesmo possível vislumbrar a ilha de Santa Maria.

 Damos-lhe algumas sugestões para visitar durante o seu passeio pelo Nordeste:

Praia do Lombo Gordo - Praia deserta de areia preta e rochas. É aconselhável ir de jipe, porque o caminho até à praia com elevada inclinação.

Miradouro da Ponta do Sossego - Com um jardim coberto de flores e tão bem cuidado, é um dos melhores locais para fazer um piquenique.

Farol do Arnel - Entrou em funcionamento em 1876 e foi o primeiro da Região Autónoma dos Açores. Está situado na zona piscatória da Vila, lugar da Nazaré, uma das zonas mais pitorescas da sede do concelho.

Miradouro da Ponta da Madrugada - Com um belo jardim cheio de plantas de várias espécies, e onde é possível observar aves como os Cagarros, é o local ideal para um piquenique em família.

Miradouro da Vista dos Barcos - Com uma bela vista para o mar e para o Farol do Arnel.

Ponte dos Sete Arcos - Também conhecido por Viaduto da Vila, foi construído no século XIX e dá entrada a quem vem da Ribeira Grande e de Ponta Delgada.

Igreja Matriz de São Jorge - Foi construída no século XV e sofreu várias obras de restauro, quer por necessidade de ampliações quer por catástrofes naturais como foi o caso do sismo de 1522. A sua última modificação ocorreu no ano de 1976. Encontramos neste templo imagens do extinto Convento Franciscano e uma imagem quinhentista do orago.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário - Situada na Achadinha, é uma igreja do século XVI mas foi recentemente restaurada.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.