Este é um blogue de sensações, de viagens pela cidade, pelo mundo, mas também interiores. É um blogue de inspirações. Porque todos os dias podemos cruzar-nos com alguém que nos inspira. Basta estar atento ao mundo! Por Helena Simão
Este paraíso com rochas de granito, águas cálidas e paisagens soberbas merece ser visitado pelo menos uma vez na vida. Apesar de ser um destino caro, com hotéis bastante luxuosos, é fácil encontrar guest houses bem localizadas, mais acessíveis e equipadas com cozinha que permitem poupar nos gastos c
A maior ilha das Baleares é uma excelente opção de férias, seja pela proximidade, pelos preços ou pela temperatura da água. Mas as paisagens que encontramos por terras espanholas são muito mais do que belos postais ilustrados. Conheça os sete locais que mais me surpreenderam.
Restaurantes procuram combater o isolamento ditado pela pandemia e procuram alternativas reconfortantes adequadas à época que vivemos. Panquecas, crepes, tostas, ovos e sopa de cebola são algumas das sugestões.
É um dos segredos mais bem guardados do nosso país. Fica em Sesimbra e, para lá chegar, é necessário percorrer a pé um trilho pela serra de cerca de 15 minutos. Mas vale bem a pena o esforço. O local é calmo e aprazível, o mar é tranquilo e a água límpida e cristalina, de cores intensas e exóticas.
Já não há desculpas para não comermos bem. Há cada vez mais opções nas ementas a pensar nos vegetarianos, vegan ou celíacos. Mas também para quem gosta de carne e peixe à mesa, mas dá primazia aos alimentos frescos, se possível biológicos, cozinhados como se estivéssemos em casa.
Roteiro pelos segredos mais belos da segunda maior ilha dos Açores, dominada pela montanha mais alta de Portugal e pelas baleias, que avistamos ao largo da ilha.
Com 30 quartos que valorizam o conforto e a elegância, o The Optimistic fica localizado na avenida Almirante Reis. No restaurante, há opções leves com ingredientes frescos e, sempre que possível, biológicos.
Roteiro pelos segredos mais belos da segunda maior ilha dos Açores, dominada pela montanha mais alta de Portugal e pelas baleias, que avistamos ao largo da ilha.
Já não há desculpas para não comermos bem. Há cada vez mais opções nas ementas a pensar nos vegetarianos, vegan ou celíacos. Mas também para quem gosta de carne e peixe à mesa, mas dá primazia aos alimentos frescos, se possível biológicos, cozinhados como se estivéssemos em casa.
A mais pequena das Baleares, em Espanha, é um refúgio de tranquilidade e paz. É mar azul penetrante com temperaturas que podem chegar mas 26 graus no pico do verão. É ambiente descomplicado, onde se anda de scooter e de bicicleta.
De um lado, vislumbramos o imenso e límpido Oceano Atlântico, do outro, a verdejante Serra da Arrábida com falésias imponentes. Esta praia do concelho de Setúbal já foi premiada com o título de Maravilha Natural de Portugal.
Todas as sextas-feiras e até final de junho, o restaurante bar da praça da Alegria, em Lisboa, apresenta o “Maxime Cabaret Show”, com um elenco de luxo ligado às artes performativas. Mas à mesa brilham as criações glamourosas e ousadas do chef Luca Bordino. A sensualidade e a provocação estão por to
Restaurante com 80 anos abre todas as noites para um espetáculo com vários artistas residentes, como Marco Rodrigues e Yola Dinis. Há rimas nas vozes, mas também no prato com uma nova carta, na qual se destacam dois menus de degustação, assinada pelo chef Aléxis Gregório.
Chef António Sousa conquista os nossos sentidos pelos sabores e originalidade das suas criações. Decoração do espaço, um palacete do século XIX, que brinca com objetos vintage do tempo dos nossos avós e combinações ousadas, permite-nos viajar para um mundo improvável e irreverente.
Com 111 quilómetros de costa e 65 praias, a ilha mais populosa tem inúmeras paisagens encantadoras por descobrir. Mas tem também montanha e Victoria, a cidade que homenageia a antiga rainha britânica com uma réplica do famoso Big Ben.
É de bicicleta que nos movimentamos na quarta maior ilha das Seychelles, que tem apenas 10 quilómetros quadrados. O ar é puro, o ambiente é descontraído e os cenários são dos mais belos. É aqui que encontramos Anse Source d’Argent, já considerada várias vezes a praia mais bonita do nosso planeta.
No centro do país, longe da correria da cidade e no meio da natureza, existe um refúgio singular com uma envolvência mágica. Por aqui, encontramos uma das maiores amostras de fauna selvagem do nosso país. E há também descobertas gastronómicas imperdíveis no Museu da Chanfana.
Apesar de descoberto pelos portugueses, foram os franceses e ingleses que disputaram este território praticamente coberto de floresta tropical. Estamos em África, embora não pareça e o clima é tropical, com temperaturas amenas durante todo o ano. Nesta primeira parte da minha viagem, parto à descobe
Restaurante do chef Manuel André Fernandes, vencedor do programa Masterchef, acaba de lançar a nova carta com sugestões mais primaveris, como o caril massaman com borrego e amendoins e a cavala com puré de milho doce e escabeche de mirtilo e ananás. Rua está na lista dos novos melhores restaurantes
Ramia e Alan Ghunim, ambos engenheiros informáticos, encontraram no nosso país uma oportunidade para recomeçar uma vida nova longe da guerra. No início deste mês, abriram um espaço inspirado nas casas de Damasco, a sua terra natal, onde não falta o húmus, o falafel, as folhas de videira recheadas co
Basta um pequeno gesto, uma mensagem ou uma flor, para mostrar que o amor está no ar, mas se prefere um programa mais elaborado, preparámos uma lista com algumas dicas infalíveis para arrebatar o seu par.
Trabalhavam em áreas distintas, mas não eram felizes e a paixão pela comida falou mais alto. Cristina Dionísio e Joana Dâmaso criaram uma marca de comida o mais natural possível, sem corantes nem conservantes, sem açúcar, sem farinhas refinadas e maioritariamente vegan. A loja mais recente abriu no
Espaço com oito hectares inspirou-se no modo de vida dos monges de Cister, que ali se instalaram no século XII, para divertir e ensinar miúdos e graúdos de hoje. A esta aula de história ao ar livre junta-se a adrenalina das atividades radicais ou a tranquilidade do contacto com a natureza.