A melhor maneira de percorrer a ilha e descobrir as suas atrações, miradouros e maravilhas naturais é de carro, mas quem preferir não conduzir, pode sempre optar por fazer uma das excursões oferecidas pelas várias agências turísticas que operam na Terceira.

O Monte Brasil é um bom lugar para começar um passeio pela ilha. Do topo, a vista para a cidade de Angra do Heroísmo e para o lado sul da ilha Terceira é incrível e ainda é possível ver o Forte de São João Baptista, a fortaleza mais antiga, continuamente ocupada pelo exército português. Aqui encontramos igualmente uma cruz que indica a descoberta da ilha em 1432.

Seguindo pela estrada, ao longo da costa sul, temos vista para o Ilhéu das Cabras e para a Baía da Salga.

São Sebastião, uma pequena vila, tipicamente açoriana, fica no caminho e merece uma paragem, nem que seja só para ver o Império do Divino Espírito Santo, uma das mais típicas manifestações da arquitetura popular dos Açores.

Estas casas de culto pontuam as cidades, vilas e aldeias do arquipélago e os da Ilha Terceira são especialmente bonitos e coloridos.

Subindo as montanhas que ocupam o centro da ilha, alcançamos o deslumbrante miradouro da Serra do Cume, de onde podemos ver a fantástica “colcha de retalhos” formada por belos campos verdes divididos por muros de pedra negra.

Um passeio pela Ilha Terceira
Serra do Cume créditos: Travellight e R.J. River

Seguindo para a Serra do Facho, passamos por caminhos e pastos onde descansam bonitas vaquinhas.  No topo da serra encontramos mais uma maravilhosa vista, desta vez para a Praia da Vitória.

A Praia da Vitória é uma bonita povoação e o lugar perfeito para provar uma Alcatra - o prato mais famoso da ilha Terceira. A Alcatra é tradicionalmente um guisado de carne de vaca maravilhosamente temperado com especiarias. Atualmente existem outras variedades de alcatra preparadas com peixe ou apenas com vegetais.

Depois de passear pelo centro da Praia da Vitória e de visitar a sua Igreja Matriz e a Igreja do Senhor Santo Cristo das Misericórdias, vale a pena conhecer os locais geológicos mais incríveis da Terceira, como o Algar do Carvão, classificado como Monumento Natural Regional.

O Algar é uma impressionante gruta de 100m, criada por um antigo vulcão, agora extinto e que é considerada por muitos a principal atração da ilha. Ali perto, encontramos as peculiares Furnas do Enxofre, onde podemos observar vapor vulcânico a ser libertado na atmosfera.

A próxima paragem deve ser em Biscoitos para conhecer (e aproveitar) a Calheta dos Biscoitos - a maior piscina natural desta região. Ainda em Biscoitos vale a pena conhecer o Museu do Vinho para aprender um pouco sobre os métodos de produção do vinho da Terceira.

Se ficaram com curiosidade em conhecer esta ilha açoriana, percorram a galeria de fotos acima para aguçar ainda mais a vontade de viajar para a Terceira.

Sigam as minhas aventuras mais recentes no Instagram e no Facebook 

Artigo originalmente publicado no blogue The Travellight World

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.