O "campeão da Graciosa" na pesca do goraz, conforme ele diz, tem o barco no cais da Vila da Praia.

Manuel Estrela nasceu na ilha de S. Miguel e há sete anos que vive na Graciosa. Tem “45 anos de vida de mar” e começou nesta actividade aos 15 anos de idade. No barco onde é mestre anda com um filho e um genro. A tripulação tem mais um pescador. São três pessoas da mesma família que dão continuidade a um modo de vida.

Manuel Estrela
Manuel Estrela créditos: andarilho.pt

Manuel Estrela sempre foi pescador e os seus cinco filhos também seguem a profissão do pai. A técnica que usam na pesca na Graciosa é a linha à mão. É um tipo de pesca solitária e que exige algum esforço. De tanto puxar a linha, por vezes, chegam a terra com os braços doridos.

O sucesso não é garantido "uma vezes vem, outras vezes não vem nada". Manuel Estrela não revela como aprendeu esta arte. Diz que é mais um autodidata. Em S. Miguel era um bom pescador e na Graciosa é “o campeão do goraz”, a pesca que dá mais dinheiro.

Manuel Estrela
“O mar é cruel” créditos: andarilho.pt

Afastam-se da costa mas sempre em redor da ilha. Apesar de o mar da Graciosa não ser muito amigo, “porque é cruel” com os pescadores, “mas nós temos de nos safar”.

Manuel Estrela estava junto ao porto a preparar os cofres para a pesca da lagosta. Era o primeiro dia deste ano que ia pescar lagosta.

Manuel Estrela
Cofre para a pesca da lagosta créditos: andarilho.pt

Tinham andado na linha à mão mas o goraz não estava a dar muito rendimento e decidiu mudar a faina. Pretendia montar esta tarde 33 aparelhos que são armadilhas de fios com a cavala a servir de isco. No barco já tem prontos cerca de 120 cofres que são feitos ao modo de S. Miguel. Já os cofres que estava a montar seguem um formato típico da Graciosa.

As embarcações na Vila da Praia estão num pequeno porto onde é descarregado o peixe que no dia seguinte é vendido na lota.

Manuel Estrela
Cais em Vila da Praia créditos: andarilho.pt

Pode-se ainda visitar alguns barracões onde os pescadores estão a trabalhar e a maioria está junto ao porto. No caso de Manuel Estrela, fica na rua em direção aos moinhos típicos da Graciosa.

Manuel Estrela o pescador “campeão” na Graciosa faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e pode ouvir aqui.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.