E ainda o queijo mais famoso dos Açores. A ilha de São Jorge é uma das menos conhecidas do arquipélago, mas não devia. Conheça, a seguir, experiências fora de série para explorar São Jorge.
O inhame é uma planta que se encontra em várias zonas da ilha de S. Jorge e faz parte da dieta de muitos açorianos. Os pratos mais populares são inhame com ovos fritos, linguiça e, a acompanhar, peixe ou carne.
Seremos nós merecedores de tudo o que a Mãe Natureza nos ofereceu? Olhando para os Açores, devemos sentir-nos quase como realeza perante tal oferenda. Viaje por estas fotos e deixe-se levar por este arquipélago mágico.
Os Açores são o paraíso não só a nível de paisagens, como também no campo da gastronomia. Seja qual for a ilha que se visite, há sempre coisas boas para comer e beber.
A ilha de Santa Maria é a irmã mais velha do arquipélago dos Açores. Tem cerca de seis milhões de anos, mais do dobro da idade das restantes. Tem ainda outra particularidade: foi ilha duas vezes.
Camões podia-se ter inspirado na ilha das Flores para contar nos Lusíadas o mito da Ilha dos Amores. As Flores são, de facto, uma ilha paradisíaca. Muito bonita, acolhedora, com zonas selvagens, verdes e com muita água.
Desde há muitos anos, os Açores atraíram vários escritores, nacionais e estrangeiros, e os inspiraram a escrever obras que marcaram o nosso imaginário literário e a criar personagens eternas.
O Vale Formoso das Furnas, na ilha de São Miguel, é único. Estamos num vale que a cratera é um vulcão adormecido, em 1630, depois de uma profunda transformação desta zona.
Foi há mais ou menos um mês que subi a montanha do Pico. A experiência traz boas memórias e vontade de soltar uma gargalhada devido às alturas em que “odiei” o guia que nunca me deixou parar. É que, um mês depois, já não me lembro das dores musculares e do cansaço, só me recordo de estar no ponto ma
O fim de semana revelou-se pequeno para a riqueza do Pico, mas subimos a montanha e testemunhamos um incrível nascer do sol. Ao longo da viagem, recolhemos pistas que lhe vão indicar o caminho para descobrir os tesouros da segunda maior ilha do arquipélago dos Açores. Prepare-se para uma aventura qu
Viajar sozinho/a traz muitos desafios, mas viajar a dois pode mesmo desafiar os limites de uma relação ou, então, fortalecê-la. Hoje, conto-vos um pouco da aventura em terras açorianas com a pessoa a que gosto de chamar casa.
São 2351 metros de pura adrenalina. Não consigo descrever de outra forma a aventura que é subir a montanha mais alta de Portugal e do Atlântico, e acampar durante a noite na cratera.
As adegas do Pico são casas rudimentares com o basalto cru e mobiliário básico. A casa do Ramo Grande, na ilha Terceira, pertencia a lavradores abastados.
Neste restaurante na Horta, Faial, ficamos a conhecer a história de um homem que não desistiu de realizar um sonho: dar a volta ao mundo a bordo de um veleiro.
Santuário para a vida marinha, os Açores são ponto de passagem ou residência para várias espécies de baleias e golfinhos. A observação de cetáceos é uma atividade quase “obrigatória” para quem visita a ilha do Faial e navegar com Norberto Serpa enriquece ainda mais a experiência.
Nos Açores, mais precisamente na ilha de São Jorge, é possível visitar uma plantação de café única e saborear a bebida – tudo a uns passos de distância.
Alguém já vos disse que tem um vulcão adormecido como quintal? Pois eu digo e hoje levo-vos até lá, ao meu quintal, e a ver a Lagoa do Fogo como eu a vejo, o meu vulcão "atrás de casa". Vivo a 8.53 minutos do topo da montanha, sim, já contei, de tantas as vezes que lá volto.
Consegue imaginar-se a banhar numa baía, com socalcos de vinha a encher-lhe as costas de um lado, com o nome de santo e de sol nascente? Pois fique sabendo que nos Açores existe um lugar destes!