As histórias que contamos a seguir têm algo em comum: uma pequena ilha no meio do oceano Atlântico. As protagonistas são pessoas que poderiam ter escolhido viver em qualquer parte do mundo, mas escolheram o Faial.
A queda de água com cerca de 20 metros de altura despenha-se entre singulares colunas basálticas. Formam uma longa parede virada para o mar. Num espaço reduzido, encontramos o choque entre os quatro elementos naturais: terra, água, fogo e ar.
Aceitamos o desafio de descobrir a ilha do Faial com mais tempo e fora da época alta. Resultado: ficamos ainda mais enamorados pela “ilha azul” que, afinal, também tem muito verde.
Para quem tem apenas um fim de semana comprido para fazer uma escapadinha até à ilha de São Miguel, nos Açores, basta alugar um carro e seguir estes três roteiros.
Um farol que teve de ser abandonado após um grande sismo. Poderia ser o mote para uma história de mistério, mas é bem real e fica na ilha de São Jorge, Açores.
Fica a três minutos de distância de um belíssimo centro histórico, a dois passos de uma marina mundialmente conhecida. A pairar em seu pano fundo encontra-se a silhueta da maior montanha de Portugal. Não existem muitos locais que se podem gabar de tal localização.
Apesar de ser conhecido que Baleias-de-bico-de-garrafa visitam o Arquipélago dos Açores todos os anos, por razões desconhecidas, estas majestosas criaturas são muito raramente avistadas. Contudo, uma empresa de observação de cetáceos registou recentemente a passagem desta espécie pelas águas de São
Gostam de areais longos de areia preta e pores de sol de deixar o queixo caído? Então, a praia de Santa Bárbara tem de ser a vossa primeira escolha na ilha de São Miguel, Açores.
Não é uma das ilhas açorianas mais procuradas por turistas portugueses, especialmente quando comparada com São Miguel ou Terceira, mas uma visita à Ilha Graciosa rapidamente desperta um sentimento de estupefação quanto ao porquê. Também conhecida por Ilha Branca, a Graciosa encanta quem a visita com
Os moinhos de vento da Ilha do Pico, localizados no arquipélago dos Açores, Portugal, são um dos mais conhecidos símbolos culturais da região. Foram introduzidos no século XVI como meios de moer grãos, especialmente para produzir farinha de trigo.
E ainda o queijo mais famoso dos Açores. A ilha de São Jorge é uma das menos conhecidas do arquipélago, mas não devia. Conheça, a seguir, experiências fora de série para explorar São Jorge.
O inhame é uma planta que se encontra em várias zonas da ilha de S. Jorge e faz parte da dieta de muitos açorianos. Os pratos mais populares são inhame com ovos fritos, linguiça e, a acompanhar, peixe ou carne.
Seremos nós merecedores de tudo o que a Mãe Natureza nos ofereceu? Olhando para os Açores, devemos sentir-nos quase como realeza perante tal oferenda. Viaje por estas fotos e deixe-se levar por este arquipélago mágico.
Os Açores são o paraíso não só a nível de paisagens, como também no campo da gastronomia. Seja qual for a ilha que se visite, há sempre coisas boas para comer e beber.
A ilha de Santa Maria é a irmã mais velha do arquipélago dos Açores. Tem cerca de seis milhões de anos, mais do dobro da idade das restantes. Tem ainda outra particularidade: foi ilha duas vezes.
Camões podia-se ter inspirado na ilha das Flores para contar nos Lusíadas o mito da Ilha dos Amores. As Flores são, de facto, uma ilha paradisíaca. Muito bonita, acolhedora, com zonas selvagens, verdes e com muita água.
Desde há muitos anos, os Açores atraíram vários escritores, nacionais e estrangeiros, e os inspiraram a escrever obras que marcaram o nosso imaginário literário e a criar personagens eternas.
O Vale Formoso das Furnas, na ilha de São Miguel, é único. Estamos num vale que a cratera é um vulcão adormecido, em 1630, depois de uma profunda transformação desta zona.
Foi há mais ou menos um mês que subi a montanha do Pico. A experiência traz boas memórias e vontade de soltar uma gargalhada devido às alturas em que “odiei” o guia que nunca me deixou parar. É que, um mês depois, já não me lembro das dores musculares e do cansaço, só me recordo de estar no ponto ma