Plain in Pigna, que significa algo como “feito no forno”, é um prato tradicional da região suíça de Engadin, originalmente preparado com batata, bacon, milho e salsiz (salame de carne seca).
A pensar nos espaços que existem em Madrid ou Barcelona, onde ao final do dia, os amigos se juntam para beber um copo, nasceu este Corner. Uma esplanada muito trendy, numa esquina do Parque Eduardo VII, em Lisboa.
O Pão de Ló de Coz, no concelho de Alcobaça, é de origem conventual, mas passou para segundo plano quando o rei D. Carlos adorou uma versão, alegadamente mal confecionada, e ficou conhecida como Pão de Ló de Alfeizerão. O de Coz está agora a ser reavivado.
O Biscoito da Teixeira é um doce tradicional da região do Douro. A versão mais conhecida é do concelho de Baião, com origem na freguesia de Teixeira. É usual encontrar-se em feiras e romarias. O mesmo sucede com o biscoito da Teixeira mas com a receita e o saber fazer de Lamego.
O bolo-rei continua a ser o maior símbolo da doçaria durante o Natal, mas há quem o prefira - ou volte - a comer no Dia dos Reis, que se celebra hoje. Mesmo com a chegada de novas variações da receita nos últimos anos, o tradicional continua a ser 'rei' na mesa portuguesa.
Bienenstich é um bolo tradicional da doçaria alemã e uma presença constante nas pastelarias e restaurantes de Berlim. É feito com massa doce, recheio de creme de baunilha e uma cobertura de amêndoas caramelizadas.
O doce de tamarindo é um dos mais deliciosos doces que podemos encontrar na Ilha do Sal em Cabo Verde. O tamarindo é um fruto tropical de grande valor nutricional, rico em vitaminas essenciais e antioxidantes.
É impossível não sentir a influência da cultura latina, principalmente cubana, em Miami. A influência está presente na língua, na arquitetura, na música e principalmente na gastronomia.
Esta receita é um clássico no Rio de Janeiro e ganhou o seu nome em homenagem ao político brasileiro Oswaldo Aranha, que ia sempre a um restaurante da Lapa e pedia o mesmo prato: um filé temperado com alho frito, acompanhado de batatas fritas, farofa e arroz.
As broas de Almeirim são pequenas, ovais, de cor acastanhada, com um ligeiro brilho e destaca-se meia amêndoa incrustada na parte superior. O sabor é suave, com predominância do mel, canela e erva-doce.
A Amêndoa Coberta de Moncorvo foi eleita uma das Sete Maravilhas Doces de Portugal e é uma das marcas de Torre de Moncorvo. Exige boa matéria-prima e o saber das “cobrideiras”.
A cavaca é um doce tradicional onde domina a calda de açúcar. A textura permite que em algumas romarias na região de Viseu seja utilizado como recipiente para se beber vinho.
Saaristolaislimppu ou Pão do Arquipélago é um pão tradicional finlandês de sabor adocicado e maltado. É consumido durante todo o ano, mas é sempre uma parte essencial da mesa de Natal.
O prato da consoada varia muito de região para região. No entanto, em quase todas as mesas está presente o bolo rei. Foi uma novidade em Portugal, há cerca de 150 anos, e rapidamente se popularizou. Como também o brinde. Em Bragança, terra da boa castanha, há mais de uma década que decidiram variar
O número 57 da Calçada da Estrela voltou a abrir portas. Mudou o mordomo, mas na sucessão do negócio ficou a promessa de dar continuidade à tradição. Um dos míticos restaurantes de Lisboa, encerrado pelas contingências da pandemia, foi totalmente renovado e abriu portas a semana passada, pela mão de
À solitária herdade de Rita de Cássia, numa região bucólica de Minas Gerais, chega-se a perguntar. Não há placas, nem sinal de GPS. Mas o queijo que Rita produz com as suas mãos está agora na boca de muitos, após ter sido reconhecido num concurso internacional realizado em França.
Depois de cortar uma enguia, Tsuyoshi Hachisuka coloca sobre uma grelha este pescado imprescindível da gastronomia japonesa, considerado uma espécie ameaçada e cuja escassez provoca subida dos preços e chama a atenção de traficantes.
No número 26 da Calçada da Estrela, em Lisboa, abriu o Café Joyeux, um local inclusivo, onde trabalham pessoas como limitações cognitivas e que coloca a diferença no coração da cidade.
Uma massa e um recheio, leva-se ao forno e já está. Pode parecer simples, mas esta combinação originou os mais variados tipos de tartes por este mundo fora. Estas foram eleitas as 10 mais populares.