
Bienenstich, significa "picada de abelha", mas a história de como o bolo ganhou o seu nome, é um pouco incerta. Diz uma lenda que no século XV, um padeiro estava a confecionar um bolo quando foi picado por uma abelha que tinha sido atraída pelo cheiro doce a mel que vinha da sua cozinha.
Outra lenda diz que o nome do bolo é uma homenagem à vitoria de uma aldeia nos arredores de Berlim sobre um exercito inimigo. Segundo esta versão os aldeões defenderam-se atirando colmeias cheias de abelhas, que irritadas, picaram todos os soldados e os afastaram para sempre.
Lendas à parte, esta é uma iguaria a não perder em Berlim. Eis a receita.
INGREDIENTES
Para a massa
- 150 g farinha de trigo
- 100 g de açúcar mascavado
- 3 ovos
- 4 colheres de sopa de leite morno
- 1 colher de chá de fermento
- 25 g de manteiga sem sal amolecida
Para o recheio (creme de pasteleiro)
- 1/2 litro de leite
- 4 ovos
- 125 g de açúcar mascavado
- 40 g de amido de milho
- 15 g de custard em pó
Para o topping
- 50 g de açúcar mascavado
- 1 colher de sopa de mel
- 1 pitada de flor de sal
- 1 colher de sopa de leite
- 100 g de amêndoa laminada
PREPARAÇÃO
Comece pelo topping, a seguir prepare o recheio e por fim a massa.
Topping
Coloque todos os ingredientes, exceto a amêndoa, num tacho e leve ao fogo. Quando obtiver uma calda espessa, junte a amêndoa e mexa durante mais uns minutos.
Recheio (creme de pasteleiro)
Coloque todos os ingredientes num tacho e com uma batedeira ou varinha mágica dissolva bem a farinha. Leve ao lume até engrossar, não parando nunca de mexer. Assim que estiver pronto passe para uma taça e deixe arrefecer. Reserve.
Massa
Comece por bater as claras em castelo e reserve.
A seguir bata as gemas com o leite, a manteiga e o açúcar até obter um creme claro. Junte a farinha e o fermento e por fim envolva as claras delicadamente. Coloque tudo numa forma de fundo amovível, forrada com papel vegetal e por cima coloque o topping. Leve ao forno a 180ºC por cerca de 30 minutos ou até ficar bem douradinho e cozido (faça o teste do palito antes de tirar do forno).
Depois do bolo arrefecer, corte a meio e recheie generosamente com o creme de pasteleiro (sem deixar chegar muito às bordas, para o recheio não sair para fora).
Coloque a parte de cima do bolo com cuidado e sirva.
Comentários