A cavaca é um doce tradicional onde domina a calda de açúcar. A textura permite que em algumas romarias na região de Viseu seja utilizado como recipiente para se beber vinho.
Saaristolaislimppu ou Pão do Arquipélago é um pão tradicional finlandês de sabor adocicado e maltado. É consumido durante todo o ano, mas é sempre uma parte essencial da mesa de Natal.
O prato da consoada varia muito de região para região. No entanto, em quase todas as mesas está presente o bolo rei. Foi uma novidade em Portugal, há cerca de 150 anos, e rapidamente se popularizou. Como também o brinde. Em Bragança, terra da boa castanha, há mais de uma década que decidiram variar
O número 57 da Calçada da Estrela voltou a abrir portas. Mudou o mordomo, mas na sucessão do negócio ficou a promessa de dar continuidade à tradição. Um dos míticos restaurantes de Lisboa, encerrado pelas contingências da pandemia, foi totalmente renovado e abriu portas a semana passada, pela mão de
À solitária herdade de Rita de Cássia, numa região bucólica de Minas Gerais, chega-se a perguntar. Não há placas, nem sinal de GPS. Mas o queijo que Rita produz com as suas mãos está agora na boca de muitos, após ter sido reconhecido num concurso internacional realizado em França.
Depois de cortar uma enguia, Tsuyoshi Hachisuka coloca sobre uma grelha este pescado imprescindível da gastronomia japonesa, considerado uma espécie ameaçada e cuja escassez provoca subida dos preços e chama a atenção de traficantes.
No número 26 da Calçada da Estrela, em Lisboa, abriu o Café Joyeux, um local inclusivo, onde trabalham pessoas como limitações cognitivas e que coloca a diferença no coração da cidade.
Uma massa e um recheio, leva-se ao forno e já está. Pode parecer simples, mas esta combinação originou os mais variados tipos de tartes por este mundo fora. Estas foram eleitas as 10 mais populares.
“Há 40 e tal anos que faço pão. Ando sempre com a caralhota na mão. Não tenho férias, não vou para lado nenhum”. A citação é de dona Emília que vai para 50 anos que leva ao forno as caralhotas de Almeirim e é a padeira mais popular da cidade onde o pão acompanha a Sopa da Pedra.
É uma das iguarias mais versáteis e, ao mesmo tempo, simples da gastronomia. Sandes há muitas e estas foram eleitas pelo Taste Atlas como as mais populares de 2021.
A cozinha italiana é provavelmente uma das mais unânimes entre as famílias portuguesas. Dito isto, tínhamos (obrigatoriamente) de visitar o novo restaurante La Tagliatella em Cascais.
O Programa da Colheita da Azeitona da Quinta da Pacheca é o “workshop” que precisamos para partirmos para o mundo da olivicultura. Da apanha da azeitona até ao almoço tradicional, aprendemos como se produz o azeite e a apreciá-lo. Também descobrimos a nova gama de azeites da Quinta que estarão dispo
Nada melhor do que aliar a magnificência da paisagem duriense com o requinte de uma gastronomia em que comer deixa de ser um acto básico e rotineiro e passa a ser uma experiência cultural que envolve todos os sentidos.
Criado por mixologistas do clube Nova Iorquino Jekyll & Hyde com base numa receita que data dos anos 30 do século passado, o Zombie rapidamente se transformou num dos mais populares cocktails da cidade, principalmente durante as festas de Halloween.
O restaurante Castas & Pratos, na Régua, é uma visita obrigatória numa viagem de enoturismo no Douro. Com um ambiente deslumbrante, cheio de gente nova, bem-disposta, e um excelente atendimento e cozinha, para quem quer um lugar requintado, com supremacia no atendimento e genuinidade, este é o local
Os Viriatos são bolos em forma de V que herdaram o seu nome do herói mítico de Viseu. A marca "Pastel de Viriato" foi registada pela Confeitaria Amaral em 1995, mas a receita original, diz-se, foi criada em 1955, quando uma brigada técnica da “Fábrica Portuguesa de Fermentos Holandeses, Lda” desloco