Um dos locais onde se produzem e se podem comprar as broas de Almeirim é na padaria de Dona Emília também muito conhecida pelas Caralhotas de Almeirim, o pão regional.
Segundo D. Emília as broas levam “mel, vinho doce, açúcar, canela, erva-doce e um bocadinho de azeite.” Ela produz ainda broas de amêndoa e noz
As broas de Almeirim são barradas com ovo batido e é o que dá brilho à superfície acastanhada. A textura é macia.
"Era a que os antigos comiam. É a que eu vendo mais. O sabor é muito agradável. É uma receita com 80 anos. Foi da minha sogra. Ela deixou esta casa ao filho e também várias receitas que ela aprendeu na Quinta da Lorna. Estas receitas estavam dentro de uma gaveta. Eu nem sabia que estavam lá.”
Dona Emília, que há mais de 40 anos faz pão, acrescenta que pegou nas receitas e “não foi preciso explicar muito para eu as saber fazer. Tenho muita prática. São uma maravilha.” É partir dessas receitas que faz as broas e complementa com um toque pessoal.
“As receitas são minhas. Igual não há. É uma imitação.” Segundo me explicou as broas têm pouco açúcar, de certa forma é substituído pelo mel. O sabor, de facto, não é muito adocicado, mas outros tipos de broas são polvilhadas com açúcar.
As broas fazem parte da doçaria regional do Ribatejo em épocas festivas como Natal e Páscoa e estão sempre presentes numa tenda nos eventos locais.
Doçaria regional do Ribatejo: vamos provar as Broas de Almeirim faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.
Comentários