As cavacas tradicionais da região de Viseu são grandes, com um formato irregular e o ponto comum é serem arredondadas.

Cavacas
créditos: andarilho.pt

Diz o pasteleiro José Carlos Ferreira, da região de Viseu, afamado pela criatividade na pastelaria regional e interessado na relação da doçaria com as tradições, que as “cavacas são das mais antigas de Portugal."

Cavacas
Pasteleiro José Carlos créditos: andarilho.pt

"É fabricada com azeite e sem forma. A cavaca tem a máxima liberdade no forno. Ela é que procura o seu formato. Daí ser irregular. Repare que nenhuma delas é igual.”

Cavacas
créditos: andarilho.pt

Na verdade, todas elas eram tortas, grandes e maiores do que um prato. No entanto, desempenha uma função relevante num ritual de convívio. “Antigamente nas romarias havia poucos copos de vidro. Num grupo deitavam o vinho dentro da cavaca, todos bebiam pela cavaca e quando chegava ao último, depois de beber, começava a comer a cavaca. Esta é a verdadeira história da cavaca de Viseu.”

Cavacas
créditos: andarilho.pt

José Carlos Ferreira explicou-nos que a cavaca “como leva azeite fica mais sólida e mais natural e aguenta-se duas a três horas com o vinho”. Dá para muitos copos.  “Ainda hoje se faz isso” e em algumas romarias José Carlos fabrica as cavacas com a forma de uma taça de vinho.

Cavacas
créditos: andarilho.pt

É frequente o ritual ser com vinho tinto ou vinho do Porto. O vinho amolece a cavaca e dá-lhe outro sabor.

A origem do doce é conventual e em muitos locais continua a ser produzida de forma artesanal. Os ingredientes são farinha, ovos, azeite e calda de açúcar.

Cavacas
Cavaca de Resende    @maisresende.pt

Uma das versões mais conhecidas e tradicionais é a cavaca de Resende. É muito diferente das de Viseu.  São vendidas em fatias, a textura é macia. De cor amarela e cobertura branca devido à calda de açúcar em ponto e farinha.

Cavacas
créditos: andarilho.pt

Beber pela cavaca faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.