A Casa das Memórias de António Guterres fica mesmo em frente da casa dos avós onde na infância passou muitos dias de férias. É na zona antiga da aldeia e num pequeno largo onde está a igreja e a Casa do Paço.
A história das cidades não é apenas dos grandes centros populacionais. É também dos caminhos que durante milhares de anos levaram pessoas, animais e objetos até às muralhas.
O Palácio e a quinta da Bacalhôa em Azeitão são bons exemplos da vida de rei. Da coroa portuguesa e depois de famílias abastadas. Ao todo, a propriedade já teve 40 proprietários.
O Museu dos Lanifícios da Covilhã tem um património valioso e é muito interessante de visitar. Acompanhamos a evolução da indústria que nos veste desde o século XVIII até aos dias de hoje.
Quando os mais novos convidam os pais a visitarem o Centro de Ciência Viva de Constância metade da aposta já está ganha. É a astronomia que os fascina.
Malpica fica ao lado do Tejo é vizinha de Espanha e foi imortalizada por Zeca Afonso que se inspirou em quatro músicas do cancioneiro local. A mais conhecida é Maria Faia.
Um aviso prévio: se teve ou tem alguma relação com os artistas neo-realistas e as suas obras vai ter arrepios. Circular pelos três pisos do Museu do Neo-realismo de Vila Franca de Xira a ouvir Zeca Afonso ou Carlos Paredes e ver obras e testemunhos de escritores que marcam gerações presentes faz ext
Melo pertence ao concelho de Gouveia, fica numa encosta da Serra da Estrela e é uma das aldeias mais referidas na literatura portuguesa pela escrita de Vergílio Ferreira, que lhe chamou a aldeia eterna.
O Comboio da Poesia parte de Santa Apolónia, em Lisboa, todas as quarta-feira e sábados. Vai até à Casa da Poesia Eugénio de Andrade. Fica na Póvoa de Atalaia, ao lado de Castelo Novo, onde o Intercidades faz a paragem.
Folgosinho é uma incógnita. O castelo é de pai desconhecido e a réplica que foi feita pouca ou nada deve condizer com o original. Há ainda a crença de que Viriato nasceu aqui, uma lenda que se sobrepõe a outra lenda.
A Serra da Estrela até parece pequena em comparação com a vontade e o prazer de Luís Filipe de recolher informação e divulgar a sua terra, a aldeia de Melo, no concelho de Gouveia.
Penacova é um dos concelhos europeus com mais moinhos. No verão os moleiros faziam a moagem nos moinhos de vento. No inverno era nas azenhas. Vitorino Nemésio teve três moinhos e vinha para aqui "moer as palavras".
Passaram as guerras e ficou a paz. O sossego, a calma, um ambiente rural é o que se encontra agora no topo da encosta. As muralhas protegeram os habitantes dos invasores. Hoje protegem o património de Castelo Bom.
Broas é uma aldeia a pouco mais de 30km de Lisboa e está abandonada há algumas décadas. Os que lá moravam foram embora e o último habitante não morre de saudades. Por outro lado, os visitantes são cada vez mais.
Uma encosta com uma muralha oval protege os habitantes de Castelo Mendo da vista dos estranhos e no alto brilham as ruínas de uma torre que há muito perdeu os sinos e revela o que dizem as pedras.
O Castelo de Belver surpreende os visitantes quando se aproximam da aldeia. Está no cume de um monte, tem uma forma circular e sobressai como o anjo da guarda do casario que está a seus pés. É também um fantástico miradouro para o Tejo.
Muitos visitantes ingleses vão de propósito a Freineda, no concelho de Almeida, visitar o quartel general do Duque de Wellington, o homem que derrotou Napoleão em Waterloo.
Almeida foi e é uma fortaleza. A estrutura em hexágono protegia da guerra, dos invasores espanhóis ou franceses. Hoje é a muralha que preserva a identidade e um fabuloso património.
O castelo é tão belo e bem localizado que é uma pena estar amaldiçoado. Construíram ao lado uma capela mas ninguém esquece a maldição da mulher do rei Vamba. Tudo por causa de amores proibidos. Conheça um olhar diferente sobre as Portas de Ródão.
Belver tem um dos quatro museus europeus sobre o sabão. Na viagem ao museu descobrimos que o fabrico do sabão foi um monopólio do rei que originou a revolta dos saboeiros e porque "nove em dez estrelas de cinema usam sabonete".
Vamos à Ribeira da Gardunha fazer farinha de centeio numa azenha que foi recuperada. Os vários cursos de água provenientes da Serra da Gardunha ajudaram a desenvolver uma actividade que foi marcante para a região e muito importante para a sustentabilidade económica de inúmeras famílias ao longo de v
Em muitas estradas de Portugal as bermas são definidas por filas de árvores ou arbustos. Foram plantadas por cantoneiros da Junta Autónoma de Estradas. Ainda há poucas décadas se viam alguns a abrir e a limpar as bermas nas estradas nacionais.