É na zona antiga da aldeia e num pequeno largo onde está a igreja e a Casa do Paço.

Donas
Casa da família de António Guterres créditos: Who Trips

É uma casa grande, simples, com a varanda virada para a igreja e é um dos principais edifícios de Donas na zona mais antiga.

Guterres diz que era a velha casa de família e reconheceu que a vivência ao lado da Serra da Gardunha constituem as suas raízes e moldaram a sua personalidade.

Num tempo de antena em 1999, feito em Donas, António Guterres acrescenta que as memórias de Donas foram um impulso para ter uma forte atividade cívica e política.

Donas
Donas tem ainda casas rústicas e muito antigas créditos: Who Trips

Segundo o atual Secretário-geral da ONU nos anos 50 do século passado, quando Guterres era criança, Donas era uma aldeia com gente muito pobre, a maior parte dos meus amigos andavam de pés descalços e nas maiores dificuldades.

O seu lema era contribuir para erradicar a pobreza e o percurso político começou na Assembleia Municipal do Fundão. Depois, foi líder do PS, primeiro-ministro, alto comissário para os refugiados e fez agora um ano que foi eleito Secretário-geral da ONU.

Donas
Casa das Memórias créditos: Who Trips

As memórias de Donas levaram Guterres a Nova Iorque mas agora é o inverso. São as memórias de Toni, como era conhecido, que aguardam a vinda de Nova Iorque de António Guterres para a inauguração oficial.

São mais de 60 objetos que estão em exposição em Donas. A grande maioria são ofertas  que Guterres recebeu quando era primeiro-ministro.

Casa das Memórias António Guterres
Equipamento da Força Aérea créditos: © Câmara M. Fundão

Alguns são únicos, como um equipamento de voo da Força Aérea com o nome do então chefe de governo. Há também presépios oferecidos por Yasser Arafat, uma bandeira portuguesa que lhe foi oferecida em Timor Leste, pinturas, esculturas...

Para além das histórias de cada um destes objetos, há também o propósito de se avançar em outros domínios e criar um centro de investigação.

Casa das Memórias António Guterres
Vista geral do espaço que antes foi um lagar créditos: © Câmara M. Fundão

A Casa das Memórias está aberta ao público mas aguarda a disponibilidade de António Guterres para a inauguração oficial.

Fica no antigo lagar da Casa do Paço, uma casa senhorial, no largo da igreja onde ele lia a Epístola quando era criança. Diziam que nessa altura era outra a vocação tendo em conta a perfeição da leitura dos livros religiosos.

Donas
A igreja em estilo manuelino créditos: Who Trips

A igreja tem 500 anos, é um edifício de estilo manuelino e é feita de granito, o que, para Guterres, simbolizava solidez: O granito dá-nos uma sensação de força e de verdade. É o que se espera em Nova Iorque, que o granito de Donas se traduza em força e verdade.

Em Donas há uma rua com o nome do engenheiro e muitas pessoas ainda se lembram dele a passear com o avô e com uma varinha na mão.

Muitas casas de pedra foram restauradas e há ainda para ver as capelas de S. Roque e do Souto.

A casa do secretário-geral da ONU nas Donas faz parte do podcast semanal da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e pode ouvir aqui. A emissão deste episódio, A casa do secretário-geral da ONU nas Donas, pode ouvir aqui.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.