O filho de Afonso Albuquerque foi quem mais contribuiu para o seu embelezamento e estilo renascentista.  Uma família norte americana há quase um século teve o mérito de fazer uma profunda recuperação do património.

Palácio da Bacalhoa
Palácio da Bacalhoa Quinta e Palácio da Bacalhôa créditos: Who Trips

Na atualidade, o Palácio e a quinta da Bacalhôa pertencem à Fundação Berardo que pretende reforças a componente de arte.

O Palácio tem a forma de um L e vários torreões que definem a estrutura da propriedade.

Palácio da Bacalhoa
Palácio da Bacalhoa Jardim do Palácio créditos: Who Trips

Em frente ao palácio há um bonito jardim com muitas estátuas e um caminho de jasmim. A quinta tem uma vinha com alguma dimensão. Há séculos que se conhece a sua existência. Com a realeza, a vinha ganhou fama e a produção alargou-se até à Serra da Arrábida.

Palácio da Bacalhoa
Palácio da Bacalhoa Casa do Lago créditos: Who Trips

Além da vinha e dos jardins, David Mendes, guia do Palácio, afirma que, na parte exterior, o mais relevante é a Casa do Lago. A vista alcança Lisboa e a casa é fresca, salienta o propósito de ser uma casa de verão.

Palácio da Bacalhoa
Palácio da Bacalhoa Casa do Lago créditos: Who Trips

O lago acrescenta-lhe beleza.

No interior ainda são visíveis alguns azulejos, alguns de grande valor artístico e patrimonial, como por exemplo o primeiro azulejo com data em Portugal.

É de 1565 e está ainda em bom estado. Não tiveram a mesma sorte de outros que foram enterrados e que são únicos em todo o mundo por corresponderem à introdução do Maneirismo. Estiveram desaparecidos durante 70 anos, foram encontrados soterrados na propriedade e demoraram 17 anos a recuperar.

Palácio da Bacalhoa
Palácio da Bacalhoa Painel de azulejo antigo créditos: Who Trips

Esses azulejos podem agora ser vistos no museu, na Sala D. Carlos que foi um frequentador do palácio. Passou várias temporadas por aqui. Caçava e pintava. Alguns dos desenhos originais estão em exposição.

Palácio da Bacalhoa
Palácio da Bacalhoa Interior do Museu créditos: Who Trips

O museu tem várias peças de arte do Palácio mas também da coleção Berardo

O Palácio está classificado como Monumento Nacional. Pode ser visitado e aconselham que se faça marcação prévia porque são visitas guiadas. O percurso começa na loja do vinho e também é aí que termina com uma prova de vinhos.

Palácio da Bacalhoa
Palácio da Bacalhoa Palácio e quinta da Bacalhôa créditos: Who Trips

Aqui pode ver mais informação sobre a história do palácio da bacalhôa e aqui a reserva da visita

Vida de rei na Bacalhôa faz parte do podcast semanal da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e pode ouvir aqui. A emissão deste episódio, Vida de rei na Bacalhôa, pode ouvir aqui.