É fascinante a história da Casa Marrocos que está em frente das ruínas romanas. Foi mandada construir pelo último morgado de Idanha-a-Velha, em meados do século passado, e nunca chegou a ser concluída. As obras vão, agora, ser retomadas para abrir a Casa ao turismo da região.
Um deles é uma lenda. Terá sido aqui que Viriato se refugiou dos romanos, dando sequência ao seu lema: se não podemos vencê-los pela força, vencê-los-emos pela astúcia. Não há qualquer evidência de que o herói lusitano tenha estado em Cabanas, mas ficou no brasão da vila e o lema foi adotado pelo po
Os da Meimoa dizem que a terra deles é a Princesa da Cova da Beira. Talvez tenham razão para isso. Protegida pela Serra da Malcata e com terrenos férteis, não admira que o local tenha sido habitado por várias civilizações e que o legado cultural seja tema de investigação de várias pessoas daqui, com
Pena é a maior das aldeias de xisto desta zona da serra da Lousã, no concelho de Góis. É também uma das que está mais isolada e com casas de xisto muito bem preservadas.
Os habitantes da aldeia de Vila do Touro não são bons a fazer marketing. Por três vezes perguntei onde ficava o castelo, e a resposta foi sempre a mesma: aqui não há castelo. Há umas muralhas que ficam ali, no alto. Descubra a história desta aldeia que fica a 10 Km do Sabugal.