O Outeiro fica no concelho de Bragança, junto à fronteira com Espanha e é a única aldeia em Portugal que tem uma Basílica. É também das poucas que tem uma igreja com um campanário em xisto.
Varziela tem um jazigo que é também capela onde existe a lenda do casamento entre D. Inês de Castro e D. Pedro e muita gente continua a querer casar no mesmo lugar.
O Convento do Varatojo, próximo de Torres Vedras, tem uma comunidade de uma dezena de franciscanos e foi um deles que nos abriu a porta. Toca-se à campainha puxando a corda com uma maçaneta que toca o sino no claustro.
Passar uns dias no Convento de Balsamão é uma experiência única. Sabe o que é viver em recolhimento? Não tem modo de explicar, é vivencial. Dialoga-se com religiosos, partilham-se culturas e a beleza natural do Convento localizado no alto de um monte no concelho de Macedo de Cavaleiros. Sem qualquer
Túmulos em prata de duas netas de D. Afonso Henriques são alguns dos tesouros do Mosteiro de Lorvão. Muito mais poderia haver, não fosse a lei que extinguiu as ordens religiosas e levou as monjas do Mosteiro a passar da opulência à fome.
O Convento de Santa Maria de Aguiar está isolado no meio de um vale, a 3 km de Figueira de Castelo Rodrigo, e tem tanto de grandiosidade como de simplicidade.
Neste fim de semana, realiza-se uma prova de BTT por três aldeias de montanha do concelho de Gouveia: Folgosinho, Melo e Figueiró da Serra. Por cada inscrição são oferecidas cinco árvores para uma associação de Folgosinho que foi criada depois dos incêndios de outubro.
As grutas são resultado de brincadeira e de alguém muito criativo. Mil e uma “torres de castelos”, cada uma com formas diferentes, assim parecem as inúmeras estalagmites e estalactites douradas que decoram a maior sala de uma gruta visitável em Portugal.
É um percurso de meio quilómetro onde se sucedem pequenas salas repletas de formações calcárias, douradas e rendilhadas. Quando chegamos à Catedral destaca-se um fóssil com milhares de anos, um cervo, da família dos veados.
As Grutas da Moeda desvendam-se por um corredor de 350 metros com formações calcárias que estão a ser feitas pela natureza pacientemente há milhões de anos. É um tesouro de muito maior valor do que as moedas da lenda que estão na origem do nome das grutas.
As grutas de Mira de Aire são as maiores de Portugal e fazem parte da lista das 7 maravilhas naturais. Isto deu-lhes fama e o proveito pode ser merecido.
A primeira sugestão de uma visita do "Roteiro Renascer" é o concelho de Pedrógão. O propósito é juntar o útil ao agradável e, apesar das feridas ainda não estarem saradas, Pedrógão Grande tem uma boa oferta para passeios a pé em tempo primaveril.
Acredita que um padre tivesse 299 filhos? É uma lenda que em Trancoso foi vivida como verdadeira e os residentes até se orgulhavam de poderem ser descendentes do padre Costa.
As amendoeiras em flor dão um forte colorido branco e rosa ao concelho de Figueira de Castelo Rodrigo. Esta é uma época especial, com muitos visitantes e várias iniciativas no âmbito da festa Rainha das Amendoeiras em Flor que termina no próximo domingo, 11 de Março.
É uma das mais belas paisagens do Norte de Portugal e pode ser vista apenas durante algumas semanas. As amendoeiras em flor dão um colorido branco e rosa que marca o fim do tempo invernoso. Venha descobri-las em Vila Nova de Foz Côa.
Uma calçada romana sobe a Gardunha, orienta-nos pelo interior labiríntico da aldeia e transporta-nos por uma história de séculos que nos vai levar ao céu no Palácio do Picadeiro. Sim, ao céu.
Santo Isidro de Pegões é uma aldeia rural no concelho de Montijo e tem a particularidade de ser uma obra do modernismo português. Foi planeada e construída de raiz há 65 anos pela Junta de Colonização Interna, uma estrutura que tinha como objetivo a colonização de terrenos e o desenvolvimento agríco
As pontes favorecem a mobilidade mas a da Covilhã supera largamente essa função. O autor, o arquiteto João Carrilho da Graça diz que é uma ponte sexy e devido a esta estrutura uma revista classificou a Covilhã como um dos sete destinos do mundo mais interessantes em termos de design e o El País dest
A cerâmica das Caldas da Rainha é afamada e o Zé Povinho é-nos familiar. Este foi o pretexto para um roteiro cultural e artístico. Para melhor conhecermos a cerâmica de Rafael Bordalo Pinheiro e ao mesmo tempo descobrirmos o encanto das Caldas da Rainha.
O circuito de arte urbana em Estarreja é um caso de paixão. Pela forma como começou, com Bordalo II a criar o guarda-rios, pela recetividade acima das expetativas logo na primeira edição do festival de arte urbana, pela ligação apaixonada das obras com a realidade local e pelo envolvimento de idosos