Há muito para ver e fazer por entre tantas paisagens incríveis, mas uma das experiências únicas são os banhos quentes em nascentes e piscinas termais. Uma viagem à minha terra não está completa sem se experimentar pelo menos uma destas piscinas! Resta saber a qual ir.

Em São Miguel existem três complexos vulcânicos activos: Furnas, Fogo, e Sete Cidades. Em cada um deles existem várias nascentes termais com paisagens, infraestruturas, temperaturas de água, e claro, preços para todos os gostos.

Aqui fica um pequeno resumo dos locais onde pode tomar banho em águas quentes em São Miguel.

Piscinas termais em São Miguel

Termas da Ferraria

No extremo oeste da ilha, as termas da Ferraria estão numa paisagem privilegiada, enclausuradas entre enormes falésias e o oceano Atlântico. Há um complexo de piscinas e spa (pago) mas a verdadeira atração está no mar, que é aquecido por nascentes termais submarinas. Nestas termas completamente gratuitas, a temperatura da água pode atingir os 30 graus, especialmente quando a maré está baixa.

Poça Dona Beija

A Poça Dona Beija é um conjunto de cinco piscinas ao ar livre, com a água a diferentes temperaturas (entre 25 a 39 graus), é das atrações mais concorridas em São Miguel e percebe-se porquê. Não há melhor plano que descomprimir nestas piscinas rodeados de uma vegetação verdejante, particularmente se o dia estiver mais nublado ou chuvoso. Um verdadeiro spa natural!

Caldeira Velha

Parte do Complexo Vulcânico do Fogo e muito próximo da Lagoa do Fogo, o Centro de Interpretação Ambiental da Caldeira Velha é provavelmente a experiência de banhos quentes mais “autêntica” que pode ter em São Miguel. As nascentes termais aqui estão no meio de rochas e rodeadas de uma vegetação exuberante, o que lhe dá um carácter único. A cascata termal ao fundo do parque é a principal atração, mas a água mais quente está nas piscinas mais pequenas.

Termas das Caldeiras

Estas pequenas piscinas termais estão situadas perto da cidade da Ribeira Grande e foram recentemente renovadas. A piscina exterior está acessível para todos mas para ter acesso às piscinas interiores é necessário marcar um tratamento ou massagem.

Parque Terra Nostra

O Parque Terra Nostra começou por ser uma colecção privada de plantas de todo o mundo e gradualmente se tornou num esplêndido oásis na ilha de São Miguel. Dedique uma ou duas horas a visitar este parque, que até tem roteiros específicos para cada altura do ano.

Além da impressionante coleção de flores, árvores e arbustos, os banhos quentes na piscina termal principal (a maior da ilha) são das experiências mais relaxantes nos Açores. As águas vulcânicas aqui podem chegar aos 39 graus.

Furnas Boutique Hotel

Ainda no vale das Furnas, mas para quem não se importa de pagar mais para ter uma experiência termal mais exclusiva, o Furnas Boutique Hotel é a opção ideal. Oferecendo o leque de tratamentos de spa mais completo da ilha, o hotel tem uma nascente termal privada com água enriquecida em ferro e outros minerais.

Guia para relaxar nas piscinas termais em São Miguel, Açores
Parque Terra Nostra créditos: Geeky Explorer

Dicas importantes para as piscinas termais em São Miguel

Independentemente dos banhos termais que escolha, há alguns cuidados a ter em conta.

As águas termais vindas de nascentes naturais em São Miguel têm um elevado conteúdo em ferro e em outros minerais - daí a cor alaranjada - e podem manchar jóias, fatos de banho, biquínis ou calções de banho permanentemente. É aconselhável não trazer colares, brincos ou anéis para os banhos e usar roupa de banho (incluindo toalha!) mais escura, se possível mais velha.

Mais importante ainda, evite beber a água das piscinas. Fumar, comer ou beber, ou usar champô ou sabão no espaço de qualquer piscina termal é também estritamente proibido.

Para mais informações, leia este artigo sobre banhos termais em São Miguel ou comece já a planear a sua viagem aos Açores (em inglês).

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.