Fazendo parte do meu itinerário desde miúdo, ainda me lembro que os meus pais adoravam dar uma volta pela ilha em que a paragem no Salto da Farinha era obrigatória, tais como os churrascos no parque de merendas.

O Salto da Farinha caracteriza-se por uma imponente queda de água que não deixa ninguém indiferente, tanto pela sua altura como pelo próprio barulho.

Enquadrada num vale, de um verde único, quase que se consegue sentir que se está no meio da "selva" açoriana, coisa que não existe, mas que, por momentos, podemos sentir-nos um pouco o Indiana Jones, se forem nos dias certos: os dias logo a seguir a muitas e fortes chuvas para o espetáculo ser ainda maior. Mas, atenção, começa a ser um pouco perigoso, porque a dificuldade em aproximar-se aumenta imenso.

Incluído no meio de um trilho, o Padrão das Alminhas - Salto da Farinha (PR21 SMI), o Salto da Farinha pode ser um ótimo final de trilho, pois o parque que se encontra lá ao lado é perfeito para um lanche, tanto pela beleza do vale, como pelo pouco barulho, porque os carros não chegam lá perto. Tem ainda um belo acesso ao mar para um mergulho, se o mesmo estiver calmo - não esquecer que estamos no Nordeste e aí é a junção de duas correntes que dão a volta a ilha, sendo também uma zona balnear não vigiada.

Existe uma descida acessível a carros, se bem que a subida é um pouco difícil. A quem tem um 4x4, não deverá haver grandes problemas, já um carro normal, bem, não aconselho, principalmente se não tiver muita experiência, até porque se faz muito bem o caminho até ao parque de merendas do Salto da Farinha, por isso deixem o carro lá em cima, a vossa saúde e o meio ambiente agradecem.

Da última vez que lá fui, ia acompanhado por um amigo fotógrafo e um amigo guia, o André e o Marco. De manhã com o mau tempo, ficaram um pouco tristes e disse-lhes que tinha o plano perfeito: ir atrás de cascatas. Chovia torrencialmente, o caudal estava enorme e o barulho era ensurdecedor, tanto que não nos conseguimos ouvir a poucos metros de distância uns dos outros. Mas foi uma experiência fantástica!