Embora haja muito mais para conhecer, reunimos aqui os sete locais que mais nos apaixonaram na terceira maior ilha dos Açores.

1. Serra do Cume

Serra do Cume
Serra do Cume créditos: Explorandar

A partir do Miradouro da Serra do Cume temos uma perspetiva impressionante da “imagem postal” da ilha Terceira: uma “manta de retalhos”, feita de campos de cultivo e pasto recortados ao longo da enorme caldeira de um antigo vulcão.

2. Algar do Carvão

Algar do Carvão
Algar do Carvão créditos: Explorandar

No centro da ilha encontra-se o mais famoso Monumento Natural da Terceira: o Algar do Carvão. Desce-se por um túnel até encontrar uma inacreditável e verdejante chaminé vulcânica. Foi por esta chaminé que a lava de um antigo vulcão, em tempos, saiu para a superfície.

3. Mistérios Negros

Mistérios Negros
Mistérios Negros créditos: Explorandar

O trilho os Mistérios Negros é considerado um dos mais bonitos da Terceira. É considerado “difícil”, pelo que se deve percorrê-lo num dia sem chuva e com boas botas. É um percurso recheado de paisagem verdejantes, árvores imponentes, “tapetes” de raízes e lagoas serenas.

4. Biscoitos

Biscoitos
Biscoitos créditos: Explorandar

A ilha Terceira é rica em piscinas naturais para todos os gostos. As Piscinas Naturais do Biscoitos são das maiores e mais conhecidas. Aqui, é possível dar um mergulho no Atlântico em várias piscinas, que se encontram emolduradas e protegidas por maciços de rocha vulcânica.

5. Angra do Heroísmo

Angra do Heroísmo
Angra do Heroísmo créditos: Explorandar

O centro histórico de Angra do Heroísmo foi classificado como Património da Humanidade, pela UNESCO, em 1983. Vale a pena percorrer as suas ruas, admirar as casas e igrejas coloridas, passear pela baía e conhecer os seus museus e monumentos.

6. São Mateus da Calheta

São Mateus da Calheta
São Mateus da Calheta créditos: Explorandar

Esta freguesia piscatória, próxima de Angra do Heroísmo, tem um Porto de Pescas lindíssimo, encaixado na baía e recheado de barcos. Daqui, tem-se uma perspetiva perfeita para a igreja de São Mateus da Calheta, cujas torres brancas se erguem imponentes e brilhantes.

7. Praia da Vitória

Praia da Vitória
Praia da Vitória créditos: Explorandar

Vale a pena passear pela baía e pelo casario da segunda maior cidade da Terceira, a Praia da Vitória. No centro histórico encontramos ruas decoradas com calçada portuguesa, edifícios históricos e igrejas curiosas.

Leia aqui o roteiro completo de seis dias que fizemos pela Terceira e aventure-se a conhecer esta ilha, seja em que altura do ano for.

E veja mais fotos desta viagem nos Destaques sobre a ilha Terceira no Instagram do Explorandar.