É a praia perfeita para se perder num longo passeio a beira-mar, devido ao seu longo areal, sendo um dos maiores areais dos Açores, cerca de um 1 km, a praia de Santa Bárbara ou o Areal de Santa Bárbara, como também é conhecido, é um dos destinos mais procurados pelos turistas e locais.

Durante a maior parte do ano, a temperatura média da água é de 23ºC, o que faz com que seja um ótimo lugar para banhos de mar, sendo uma das minhas praias preferidas nos Açores.

Além de ser um destino turístico para o lazer e turismo de sol e mar, é um excelente destino para a prática de desportos, atraindo anualmente centenas de turistas. Nesta praia realizam-se as principais provas de surf e bodyboard dos Açores e é, sobejamente, conhecida pelas suas ondas de classe mundial.

Areal de Santa Bárbara: areia preta e ondas perfeitas numa das mais belas praias dos Açores
créditos: Rui Soares

Não se iluda com aparente calma do mar, o mar do norte de São Miguel, mais precisamente nesta praia, consegue ser traiçoeiro, com muitas correntes. Tenha isto em atenção quando visitar esta praia. Eu próprio uma vez já fui apanhado de surpresa, numa tentativa de surfar. Da praia o mar parecia pequeno e calmo, mas lá dentro as coisas eram bem diferentes, tendo necessitado de ajuda para regressar à praia.

No entanto, não haverá espetáculo maior, do que ver as ondas de 2, 3, 4 metros, e por vezes mais, a quebrarem, conseguindo ser ouvidas a vários quilómetros de distância, com a sua fúria azul tão característica.

Outrora com um areal ainda maior, foi perdendo dimensão devido à retirada ilegal de areia para a construção civil, entretanto proibida nos anos 90, felizmente, até porque a sua areia negra não deixa ninguém indiferente nem a cor das suas encostas.

Um dos outros pontos de interesse da própria praia são as edificações de casamatas (instalações fortificadas fechadas à prova dos projéteis inimigos) datadas da Segunda Guerra Mundial (1942). Grande parte das construções a oeste foram destruídas pela erosão marítima, já as construídas a leste ainda se mantém. As casamatas tinham a função de defender a costa e o Aeródromo de Santana (primeiro aeroporto de São Miguel), as quais aconselho vivamente uma visita. Atenção aos mais claustrofóbicos, os espaços são muito pequenos e apertados, mas a experiência é deveras interessante!

Areal de Santa Bárbara: areia preta e ondas perfeitas numa das mais belas praias dos Açores
Rui Soares créditos: Rui Soares

Com ótimos acessos, estando a 10/15 minutos de Ponta Delgada, esta praia tem parque de estacionamento gratuito com capacidade superior a 300 lugares, para além de estar dotada de uma área de lazer, bar/restaurante, balneários e duches.

Pela qualidade da água que apresenta todos os anos, é uma praia com Bandeira Azul e ostenta também o galardão de Praia Acessível. É uma praia segura e vigiada.

Atenção aos mais distraídos: num dia quente de verão, a areia negra queima!

Aos fotógrafos: não percam a hipótese de fotografar um pôr do sol nesta praia, não se vão arrepender.

Acompanhem as minhas aventuras no Instagram

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.