É um dos três vulcões centrais ativos na ilha. As fumarolas são sinal de que está apenas adormecido.

Furnas
Fumarolas onde se faz o Cozido das Furnas créditos: andarilho.pt

Ficam ao lado da Lagoa e é onde fazem o cozido tradicional com as carnes a serem cozinhadas durante cerca de cinco horas nos vapores do vulcão.

Furnas
créditos: andarilho.pt

Outras caraterísticas revelam o sítio vulcânico. Por exemplo, a vegetação luxuriante. Destaca-se também a riqueza a nível hídrico que quase não tem comparação na Europa, conforme destaca Hélia Palha, diretora do Parque Natural de S. Miguel. 

Furnas
créditos: andarilho.pt

“É uma das maiores hidrópoles da Mundo e a maior em termos de variedade de águas termais e minerais.”
São inúmeros os cursos de água, fontes e riachos.

Furnas
créditos: andarilho.pt

Por outro lado, é substancial a diversidade de águas. Frias, quentes, tépidas, sulfúreas, mineralizadas ...
Uma variedade bastante grande já estudada por vários especialistas para fins medicinais. Este é um dos motivos porque há também vários espaços termais onde tomamos banho ao ar livre, em água quente. Entre os 35 e 40 graus em quase todas as estações do ano.

Furnas
Piscinas de água quente da Dona Beija nas Furnas créditos: andarilho.pt

Nuns casos a água a corre num pequeno vale, como é exemplo a Poça da Dona Beija, ou em água quase parada, como no tanque termal do Parque Terra Nostra.

Jardim Terra Nostra
Jardim Terra Nostra créditos: andarilho.pt

Pouco depois de entrarmos no deslumbrante jardim, no meio de um verde exuberante, subimos uma escada de pedra com poucos degraus e deparamos com um lago enorme, com uma pequena ilha, e várias pessoas a tomarem banho.

Jardim Terra Nostra
créditos: andarilho.pt

Perante este cenário não é de admirar o espanto dos visitantes. A água termal é castanha e deita alguns vapores porque a temperatura chega próximo dos 40 graus. Tem um efeito medicinal e reconfortante.

Jardim Terra Nostra
créditos: andarilho.pt

Só é pouco saudável para os telemóveis que alguns levam para o banho. Para as selfies e para registarem um momento único.

O Vale Formoso das Furnas “que o mundo espanta” faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.