Hoje vamos de novo até à ilha do Faial, mais concretamente para a zona do Vulcão dos Capelinhos.

Situadas na freguesia do Capelo, mesmo junto ao vulcão dos Capelinhos, as Piscinas do Porto Comprido recordam-nos da herança baleeira do Faial e daquela zona dos Açores. Deste porto zarpavam os botes para tão arriscada faina.

No século XIX, o Porto do Comprido já era utilizado para acolher os botes baleeiros. Na época áurea da baleação (anos 1940) existiam aqui cerca de 20 botes e lanchas baleeiras vindos do Faial, Pico e São Jorge, liderados pelos mais famosos mestres e arpoadores dos Açores.

Neste local é possível visitar a Casa dos Botes do Capelo, um espaço museológico alusivo à história de um dos mais importantes postos baleeiros do arquipélago.

As naturais formações de lava nesta zona costeira proporcionavam às embarcações um abrigo natural. Atualmente é visível a estrutura original do porto, constituído por uma rampa comprida que se prolonga até à aldeia dos baleeiros.

Formadas por rochas basálticas, que resultaram da solidificação da lava incandescente no mar, as piscinas apresentam configurações de grande encanto e beleza, cuja cor vulcânica escura contrasta com o azul profundo do vasto Atlântico, as suas baías são perfeitas e seguras, com as águas cristalinas e mornas, quem sabe aquecidas ainda pelo vulcão adormecido e de uma beleza única que remete para a origem vulcânica da região.

Sendo dos sítios para banhos, nos Açores, com a paisagem envolvente mais impressionante, mergulhar ao lado de um Vulcão é deveras incrível, sendo a força telúrica da paisagem envolvente marcada, a oeste, pelo Vulcão dos Capelinhos e o seu farol, e a leste, pelo Cabeço Verde e o Cabeço do Fogo.

Uma visita ao Porto Comprido tem que incluir um passeio pela zona do Vulcão dos Capelinhos, com um ambiente inóspito a fazer lembrar um deserto, toda a zona envolvente é de uma beleza inigualável.

Aos fotógrafos: aconselho sem sombra de dúvida uma ida durante o  pôr do sol. As cores são únicas.

Acompanhem as minhas aventuras no Instagram