
Se sempre quiseste visitar este nosso arquipélago no meio do Atlântico, está na altura de o fazeres pois as facilidades são hoje muitas. E não podíamos deixar de te recomendar a Ilha das Flores: uma deslumbrante pérola verde.
Vê aqui as dicas básicas para planeares a tua próxima viagem à ilha mais ocidental do nosso país.
QUANDO IR
Apesar de o clima nos Açores ser bastante instável, viajar nos meses mais secos é sempre preferível se queres reduzir a probabilidade de apanhar chuva. Depois da época alta, setembro e outubro podem ser alturas menos concorridas e de clima ainda favorável.

QUANTOS DIAS FICAR
A duração da estadia depende muito do grau de profundidade com que queres explorar o destino. A Ilha das Flores não é muito grande pelo que, mesmo que tenhas pouco tempo, vale a pena percorrer os pontos principais em dois dias. Mas se gostares de natureza e tiveres uma semana inteira disponível, não te vais aborrecer.
Atenção: Não é possível viajar direto de Portugal Continental para a Ilha das Flores, pelo que tens de considerar o tempo extra gasto nas viagens de ida e volta.
COMO CHEGAR
Ao aeroporto das Flores só chegam voos de quatro das outras ilhas açorianas (São Miguel, Terceira, Faial e Corvo), pelo que o ideal é voares do Continente para Ponta Delgada ou para a Terceira.

ONDE FICAR
Nós ficamos alojados na Fajã Grande, zona ocidental da Ilha das Flores, e adorámos. É uma zona tranquila, próxima das sete lagoas da ilha, de cascatas lindíssimas e do início de vários trilhos.
Apercebemo-nos que comer sempre em restaurante na Ilha das Flores pode ser bastante dispendioso. Não é fácil comer a baixos preços na ilha. Por isso, privilegiar um alojamento que tenha facilidades de cozinha é a nossa dica.
Logo à entrada da aldeia da Fajã Grande, o Sítio da Assumada é a nossa recomendação. Um conjunto de casas individuais equipadas com as facilidades que precisas para fazeres refeições básicas e passares uns dias super tranquilos e confortáveis.
COMO SE DESLOCAR
Os transportes públicos não são o forte nas ilhas açorianas mais pequenas como as Flores. O mais indicado é teres carro disponível para poderes explorar a ilha à tua vontade e chegares aos sítios mais remotos e mais bonitos.
Como privilegiamos negócios locais, recomendamos-te a Autatlantis para o aluguer de carro. Tivemos a oportunidade de experimentar este serviço e consideramos que tem uma boa relação qualidade-preço como podem ver pelas excelentes referências.
A NÃO PERDER
Deixamos-te as nossas sugestões, com base naquilo que nós próprios fizemos na nossa viagem à Ilha das Flores. Com certeza, haverá ainda mais para explorar nesta ilha tão especial.
- Poço da Ribeira do Ferreiro: este acabou por ser o nosso sítio de eleição onde acabámos por voltar umas três vezes! Uma lagoa rodeada de numerosas cascatas e de uma natureza verdejante onde a tranquilidade impera.

- As Sete Lagoas: na zona ocidental da Ilha das Flores, parte à descoberta das sete lagoas desta ilha: a Lagoa Comprida e a Lagoa Negra, a Lagoa Seca e a Lagoa Branca, a Lagoa Rasa e a Lagoa Funda, e ainda a Lagoa da Lomba. Vale a pena tirar uma tarde e percorrê-las a todas!
- Trilhos Pedestres: existem quatro trilhos demarcados na Ilha das Flores. Nós fizemos o PR02 FLO e o PR03 FLO. Estavam muito bem sinalizados e as vistas valem por tudo!
- Visita à Ilha do Corvo: ir à Ilha do Corvo é daquelas experiências memoráveis. É preciso tirares um dia para ir de barco à ilha mais pequena de Portugal. Existem alguns serviços de transportes públicos cuja frequência depende da altura do ano, e existem serviços privados como a Extremo Ocidente que ainda te leva a passar pelas grutas e escarpas da costa leste da Ilha das Flores.
Se não sabes bem como planear uma viagem aos Açores ou não tens tempo para o fazer, nós podemos ajudar-te. Fala connosco e vamos encontrar os melhores preços e a fazer o melhor roteiro para ti. Vê mais sobre a nossa passagem pela Ilha das Flores no nosso Instagram.
Comentários