Em primeiro lugar, está na cratera de um vulcão adormecido, no Vale das Furnas, na ilha de S. Miguel, Açores. Depois, é também único entrar num jardim, percorrer um curto caminho entre plantas de verde exuberante e quando o cenário se alarga, vemos uma ponte, uma escada com poucos degraus e um lago enorme onde várias pessoas tomam banho.

A água é castanha e emana vapores porque a temperatura chega próximo dos 40 graus. É um tanque de água termal com muitos minerais.

Jardim Terra Nostra
créditos: Who Trips

Medicinal e reconfortante. Só é pouco saudável para os telemóveis que alguns levam para o banho. Para as selfies e para registarem um momento único.

O enquadramento é muito bonito. O tanque tem uma pequena ilha, está rodeado de plantas e num dos lados, num declive mais acentuado, está a casa que serviu de residência às várias famílias proprietárias.

Jardim Terra Nostra
Lago de água termal na Terra Nostra créditos: Who Trips

A primeira foi a do comerciante e cônsul honorário dos EUA que em 1775 deu inicio a este projeto botânico.

Jardim Terra Nostra
créditos: Who Trips

Percorrer os 12 hectares do Parque é outro encanto devido a percursos de água, cristalina ou férrea, pequenos lagos e plantas centenárias ou mais recentes provenientes de todos os continentes que se juntam à nativas.

Jardim Terra Nostra
créditos: Who Trips

Fernando Costa, o jardineiro chefe, disse-nos que o jardim tem uma das maiores coleções em todo o mundo de camélias, mais de três centenas de fetos, uma centena de espécies de bromélias… Uma quantidade enorme de plantas que acabam por se adaptar ao microclima local.

Jardim Terra Nostra
créditos: Who Trips

O clima é propício a plantas de muita humidade. Por exemplo, as de origem tropical é preciso adaptar a terra. "Há que trabalhar a experiência de um jardineiro com muitas plantas ao longo dos anos. Aprendeu-se e isso tem dado muitos frutos".

Jardim Terra Nostra
créditos: Who Trips

Fernando Costa é jardineiro há 37 anos e lidera uma equipa de 10 jardineiros. Fala com encanto do seu jardim, do resultado das experiências com as plantas exógenas, mas foi evasivo sobre a melhor altura do ano para se visitar o parque.

“É complicado sugerir uma estação porque é muito subjetivo”. Fernando Costa gosta muito das cores de Outono mas adianta que o Parque é bonito todo o ano. "Na primavera tem as flores, no Verão há outras flores, no Outono são as cores e no inverno, com as árvores despidas de folhas, sobressai o verde dos terrenos", explica.

A história de dois séculos do Jardim Terra Nostra e a evolução do projecto encontra aqui em pormenor.

Jardim Terra Nostra
Fernando Costa créditos: Who Trips

Terra Nostra – um dos mais belos jardins do Mundo faz parte do programa da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.