Este é o diário de quem viaja sempre com a mala muito leve para chegar ao destino mais depressa e voltar com ela repleta de memórias, histórias, novas sensações e sorrisos. Por Ana Maria Barreto
O bolo das rosas é uma referência da doçaria regional de Grândola. Acredita-se que a receita terá tido origem nos anos 70, mas a verdade é que existem referências anteriores a esta iguaria na tradição oral.
À primeira vista a costa que abraça Cinque Terre pode parecer hostil por causa das falésias escarpadas e íngremes, mas é rica em baías calmas, vilas pitorescas, praias e caminhos panorâmicos — tudo elementos que justificam a sua classificação como Património Mundial da UNESCO.
Caminho por Estremoz ao entardecer. Passo por ruas silenciosas, medievais, que guardam em si os ecos da História. A cidade branca brilha como prata debaixo do sol poente, o que só faz aumentar a minha paixão pelo Alentejo, que já é grande e vem de longe…
Localizado no Ruanda, perto do Parque Nacional dos Vulcões, o Bisate Lodge é um dos primeiros “acampamentos” de luxo do país e apresenta-se como uma verdadeira obra-prima eco-sustentável, capaz de proporcionar aos seus hóspedes uma das aventuras mais emocionantes e fascinantes de África.
Do Senegal a Cuba, passando pelas movimentadas ruas da cidade de Hong Kong, o pequeno grão de café tem o poder de unir as pessoas, inspirar criatividade e animar as manhãs. A forma como cada cultura prepara e saboreia a sua chávena diária de café varia muito e em viagem pelo mundo podemos descobrir
Este é um prato muito popular na Tailândia, repleto de sabores quentes e ao mesmo tempo frescos. Sirva o arroz numa tigela feita com o abacaxi, fica mais bonito e tem um fator "uau" extra.
Entrar na Quinta da Regaleira, em Sintra, tem o condão de nos transportar imediatamente para um mundo encantado e misterioso de lagoas cobertas de musgo, jardins luxuriantes, grutas, quedas de água, túneis subterrâneos e uma escada em espiral que desce fundo até à terra, mas que se abre luminosa par
Com a sua forma redonda, crosta dourada e centro amarelo, diz-se que o pască, uma receita tradicional romena, se assemelha ao sol e simboliza o renascimento da natureza na primavera. Tal como o seu nome indica, este pão doce é preparado na época pascal com massa fermentada que geralmente é aromatiza
Quando visitei o Peru, houve um local no Vale Sagrado que me impressionou quase tanto quanto Machu Picchu. Moray, um sítio arqueológico único e um dos melhores exemplos do engenho Inca e da grandeza do seu império.
Zanzibar é um arquipélago da Tanzânia na costa da África Oriental. Tem uma história antiga, cheia de episódios trágicos ligados ao comércio de escravos, mas hoje é um destino para amantes do sol e mar, muito procurado pelas suas praias paradisíacas e águas quentes.
Muzeul Trovantilor, Património Mundial da UNESCO, é uma reserva natural romena que foi transformada num museu ao ar livre porque abriga algo único: um número incrível de “pedras vivas" — rochas únicas e misteriosas que parecem ser capazes de crescer, mover e até de se reproduzir.
Tallinn é a capital e o centro cultural da Estónia. É pequena e charmosa, está cheia de cafés encantadores e museus interessantes. É difícil não ficar apaixonado quando entramos na cidade velha e nos deparamos com as suas casas coloridas, arquitetura singular e ruas medievais. É raro ver uma cidade
Taktouka é uma espécie de salada, muitas vezes apresentada como um molho, muito comum nas mesas marroquinas. É um prato delicioso e muito fácil de preparar.
Aquilo que comemos antes de embarcar num voo pode ter um grande impacto na forma como nos vamos sentir enquanto estivermos no ar ou quando o avião aterrar.
Esqueça a comida gourmet ou a taça de espumante — a melhor coisa de voar em executiva ou na primeira classe são os assentos. Especificamente, a capacidade dos assentos reclinarem até ficarem completamente horizontais para o passageiro poder dormir com mais conforto num voo de longo curso. Infelizmen
O Teatro Minack é um dos teatros mais espetaculares do mundo. Fica sobre falésias que pairam acima do mar em Porthcurno, na Cornualha, Inglaterra, perto de Land’s End.
A baguette é um pão tradicional francês e talvez um dos símbolos mais conhecidos do país em todo o mundo. Tem uma receita simples e é feita apenas com farinha de trigo, fermento, sal e água.
Um autêntico, saboroso e forte café marroquino infundido com especiarias como cardamomo, canela e noz-moscada, pode ser preparado em poucos minutos. Aprenda aqui como o fazer.
Com mais de 200 ilhas rodeadas por águas cristalinas e praias, a Grécia sempre foi um dos principais destinos de férias para os turistas que buscam sol e mar.
Já fez um voo longo com um bebé a chorar durante horas no assento de trás e no auge do cansaço pensou que daria tudo para poder reservar um voo apenas para adultos? Calma, não se sinta culpado. A verdade é que não está sozinho. Uma pesquisa do site PhotoAid descobriu que oito em cada dez viajantes
O "Hollywood" é um cocktail muito popular em Los Angeles, EUA. Combina framboesas com abacaxi e, apesar desta mistura de frutas não ser muito comum, funciona surpreendentemente bem.
Quando as perdizes começaram a escassear, por volta dos anos 60 do século passado, um célebre cozinheiro de Alcobaça, António de Sousa, conhecido pelo nome de Bonzíssimo, criou uma variante da receita original, que era "perdiz na púcara", cozinhando antes com frango e com os ingredientes necessários
Alguns filmes têm o poder de nos deixar com vontade de viajar desde que a primeira cena surge no ecrã, e aqueles que ganham o Óscar têm um apelo ainda maior pois se transformam em clássicos que influenciam várias gerações.