Erguido sobre um terraço rochoso que emerge das encostas escarpadas do maciço do Monte Baldo, o Santuário de Madonna della Corona tem uma história centenária que diariamente atrai milhares de peregrinos.

Diz-se que o local já era conhecido antes da era cristã, porém foi com o advento do cristianismo e a construção, por volta do ano 1000 d.C de uma ermida, que o Monte Baldo ganhou verdadeira importância e projeção. 

A ermida foi obra dos monges do Mosteiro de San Zeno, que vinham da vizinha cidade de Verona e pretendiam ali retirar-se e viver em silenciosa contemplação. Com o passar dos anos a ermida deu lugar a um mosteiro com uma capela onde se venerava a Nossa Senhora do Monte Baldo, até que em 1522, um milagre aconteceu: uma pequena escultura da Pieta  (que mostra Nossa Senhora a segurar o corpo de Cristo), apareceu, como que por intervenção divina, no lugar onde hoje fica o santuário. As pessoas da região começaram a dizer que a imagem era a mesma que antes estava na ilha de Rodes, ilha que na época tinha acabado de ser invadida pelo Império Otomano.

Apesar de haver uma versão mais simples e lógica para explicar o aparecimento da imagem (a Pieta teria na verdade sido doada por Ludovico di Castelbarco , um senhor feudal local) a fama deste lugar espalhou-se e, entre 1480 e 1522, uma  primeira igreja foi construída ali.

De lá para cá, a Igreja do Santuário de Madonna della Corona foi ampliada, reconstruída e restaurada várias vezes, transformando-se num dos mais conhecidos santuários da Itália dedicado à Virgem Maria.

Como chegar

Existem duas maneiras de chegar ao Santuário de Madonna della Corona: 

  • Fazer o Caminho do Peregrino (também conhecido como Caminho da Esperança), uma trilha de extrema beleza cénica, que começa na pequena cidade de Brentino Belluno, no Vale Lagarina, na província de Verona, atinge uma altitude de 600 m e pode ser percorrida em cerca de duas horas.
  • Apanhar a estrada que parte de Spiazzi, uma pequena cidade, relativamente próxima do Lago di Garda. É fácil chegar aqui de carro ou transporte público, a partir das cidades vizinhas de Garda, Bardolino e Cisano. 

Se chegar a Spiazzi de carro, estacione na cidade. Há um grande estacionamento no início da estrada que leva ao Santuário de Madonna della Corona. Não é possível conduzir até ao santuário, por isso se não quiser andar, apanhe o shuttle bus que leva os visitantes até ao Santuário. O bus leva 10 minutos a fazer o percurso entre Spiazzi e a Igreja e sai a cada meia hora durante a semana e a cada 15 minutos nos feriados.