As Ilhas Scilly, proclamadas "Área de Beleza Excecional" no Reino Unido, são um oásis de paz e tranquilidade. Um destino próximo, mas (ainda) inexplorado pelo turismo de massa. 

Cada uma das ilhas Scilly possui uma característica marcante, principalmente as cinco principais que são habitadas. Aqui não faltam faróis fustigados pelo vento, penhascos íngremes e vilas tipicamente britânicas.

As cinco ilhas habitadas são: Saint Mary's, Tresco, Saint Martin's, Bryher e Saint Agnes. A cidade principal, com mais de 1.600 residentes, é Hugh Town que fica localizada em Saint Mary's.

As Scilly's, para além de albergarem inúmeras colónias de focas cinzentas que gostam de descansar nos penedos rochosos espalhados ao longo das costas, são também um importante ponto de passagem para as aves migratórias. O clima particularmente ameno do arquipélago além de favorecer um mar rico em peixes, lagostas, caranguejos e camarões, permite o cultivo de muitas espécies de plantas e flores, das quais se destacam os narcisos. 

Todas as ilhas, da mais setentrional à mais meridional, oferecem paisagens e enseadas com um encanto mágico e inesperado. É um lugar ideal para se isolar do resto do mundo e passar umas férias inesquecíveis imerso na natureza selvagem e primordial.

Como visitar

Chegar às Ilhas Scilly pode ser desafiante, mas felizmente há uma variedade de opções — desde ligações marítimas a aéreas — entre Scilly e o continente. 

Apanhar o Ferry Scillonian III é a opção mais simples de chegar ao arquipélago.O Ferry Scillonian III opera diariamente desde o final de março até ao início de novembro. Parte do Lighthouse Pier, em Penzance, para Hugh Town em St Mary’s, e tem capacidade para 600 passageiros. Penzance pode ser facilmente alcançado de comboio a partir de Londres (estação de Paddington).

O Scillonian geralmente sai de Penzance por volta das 09h15 e regressa de St Mary's por volta das 16h30. A travessia leva em média cerca de 2h40min, embora isso possa variar um pouco dependendo das condições climáticas. Há também alguns dias durante o verão em que são realizadas saídas adicionais, antecipadas ou tardias. 

O Scillonian é a opção mais barata e é ideal para uma viagem de um dia a St Mary's, mas vale a pena ter em conta que uma passagem de um dia custa cerca de um terço do preço de um regresso em aberto. Quem estiver interessado em explorar algumas das outras ilhas, talvez seja melhor ir de avião e ficar alguns dias. 

Ir de avião é a outra opção para visitar as Ilhas Scilly. Existem voos regulares que saem dos aeroportos de Land's End, Newquay, Exeter e Southampton. Todos os voos são para St Mary's e são surpreendentemente rápidos, levando apenas 90 minutos de Southampton e cerca de 15 minutos do aeroporto de Land's End perto de St Just.

Para mais inspiração e ideias para passeios, férias e fins de semana espreitem o The Travellight World e minha página de Instagram