Uns gostam mais do Bolo de Noiva, outros preferem o Presépio e há ainda quem fique deslumbrado com a Cascata. São nomes de várias salas das grutas inspirados na arquitetura do lugar e na disposição das estalactites e estalagmites.

Em algumas partes os tetos estão repletos de estalactites pontiagudas, o spaghetti, mas o que mais se destaca nestas grutas são algumas colunas e grandes couves-flores. As visitas nas Grutas da Moeda são guiadas e demoram cerca de 30 minutos.

Grutas da Moeda
Estalactites e estalagmites formam um rendilhado créditos: Who Trips

Andamos a uma profundidade de 45 metros, a temperatura ronda os 18 graus, em qualquer época do ano, e é elevado o nível de humidade. A água infiltra-se facilmente e há pequenas lagoas e riachos no interior das grutas.

Grutas da Moeda
Há pequenos lagos de água créditos: Who Trips

É aqui que reside a vida das grutas. A água, os minerais e o movimento permanente destes elementos. No exterior há um centro interpretativo onde é explicado este processo e também como se formam as grutas. Aqui encontra uma explicação breve.

Grutas da Moeda
São muitas as formas criadas pela natureza créditos: Who Trips

As grutas foram descobertas em 1971 por dois caçadores que perseguiam uma raposa. Os próprios caçadores fizeram durante alguns meses as primeiras incursões e descobriram várias galerias.

O nome, Grutas da Moeda, deve-se a uma lenda. Um homem com posses e que transportava dinheiro foi vítima de uma tentativa de assalto. Tudo se deu próximo de um algar, um poço natural, onde o homem acabou por cair, levando consigo as moedas que se espalharam pela galeria.

Grutas da Moeda
Centro de informação ao lado das grutas créditos: Who Trips

Ao lado das grutas há uma cafetaria e um ponto de venda de artesanato e produtos regionais. As grutas estão a dois quilómetros de Fátima, em São Mamede, no meio de uma área florestal e o acesso rodoviário está bem sinalizado.

O Bolo de Noiva com milhões de anos nas Grutas da Moeda faz parte do podcast semanal da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e pode ouvir aqui. A emissão deste episódio, O Bolo de Noiva com milhões de anos nas Grutas da Moeda, pode ouvir aqui.

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.