Há passeios a alguns locais com muitas amendoeiras como por exemplo entre Escalhão e Barca d’Alva.

Castelo Rodrigo
Figueira de Castelo Rodrigo créditos: Who Trips

Muita gente aproveita para descobrir vários locais e contempla as paisagens de vários miradouros.

Castelo Rodrigo
Castelo Rodrigo ©karlphoto créditos: Who Trips

Um outro percurso é a Castelo Rodrigo, uma das mais bonitas aldeias históricas e que nesta altura tem um amendoal a colorir toda a zona envolvente das muralhas.

Helena Sousa do Cantinho do Café, diz que quando estas amendoeiras começam a ter flores é habitual visitantes e residentes ficarem fascinados e dizerem “Castelo Rodrigo já floriu”.

Castelo Rodrigo
Serra da Marofa créditos: Who Trips

Da esplanada do café, além da vista magnifica para a Serra da Marofa, nesta altura contemplam-se também outras amendoeiras em flor. Algumas estão nos quintais das casas e acrescentam novas cores às muralhas que protegem a povoação.

Castelo Rodrigo
Torreões ao longo da muralha créditos: Who Trips

As muralhas tinham mais de uma dezena de torreões, alguns ainda se mantêm e têm forma arredondada. As muralhas estão classificadas como Monumento Nacional.

Castelo Rodrigo
Palácio Cristóvão de Moura créditos: Who Trips

No topo do monte de Castelo Rodrigo sobressai o Palácio de Cristóvão de Moura. Está em ruínas porque foi destruído, diz-se, por revolta popular após a Restauração.

Castelo Rodrigo
Palácio Cristóvão de Moura créditos: Who Trips

Cristóvão de Moura teve uma ligação muito próxima aos reis filipinos e foi vice-rei em representação da coroa espanhola.

Castelo Rodrigo
Igreja Nossa Senhora do Rocamador créditos: Who Trips

Das ruínas do palácio temos uma vista magnifica para toda a região. Mas há muito mais para descobrir como por exemplo a igreja dedicada a Nossa Senhora do Rocamador.

Castelo Rodrigo
Igreja Nossa Senhora do Rocamador créditos: Who Trips

Foi construída no século XII para dar apoio aos peregrinos que seguiam para Santiago de Compostela. Tem ainda uma imagem em madeira de S. Sebastião do séc. XIV.
A igreja é usada todas as semanas pela população da aldeia.

Castelo Rodrigo
Rua de Castelo Rodrigo créditos: Who Trips

A quase totalidade do casario está em bom estado e algumas das fachadas têm inscrições ou elementos decorativos como janelas manuelinas.

Castelo Rodrigo
Janela Manuelina créditos: Who Trips

A presença de judeus está também referenciada com cruciformes e uma inscrição em hebraico. Admite-se a existência de uma sinagoga mas não há certeza sobre a sua localização.

Amendoeira de Castelo Rodrigo faz parte do podcast semanal da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e pode ouvir aqui. A emissão deste episódio, Amendoeira de Castelo Rodrigo, pode ouvir aqui.

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:

Montepio
Montepio créditos: Montepio

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.