Há passeios a alguns locais com muitas amendoeiras como por exemplo entre Escalhão e Barca d’Alva.
Muita gente aproveita para descobrir vários locais e contempla as paisagens de vários miradouros.
Um outro percurso é a Castelo Rodrigo, uma das mais bonitas aldeias históricas e que nesta altura tem um amendoal a colorir toda a zona envolvente das muralhas.
Helena Sousa do Cantinho do Café, diz que quando estas amendoeiras começam a ter flores é habitual visitantes e residentes ficarem fascinados e dizerem “Castelo Rodrigo já floriu”.
Da esplanada do café, além da vista magnifica para a Serra da Marofa, nesta altura contemplam-se também outras amendoeiras em flor. Algumas estão nos quintais das casas e acrescentam novas cores às muralhas que protegem a povoação.
As muralhas tinham mais de uma dezena de torreões, alguns ainda se mantêm e têm forma arredondada. As muralhas estão classificadas como Monumento Nacional.
No topo do monte de Castelo Rodrigo sobressai o Palácio de Cristóvão de Moura. Está em ruínas porque foi destruído, diz-se, por revolta popular após a Restauração.
Cristóvão de Moura teve uma ligação muito próxima aos reis filipinos e foi vice-rei em representação da coroa espanhola.
Das ruínas do palácio temos uma vista magnifica para toda a região. Mas há muito mais para descobrir como por exemplo a igreja dedicada a Nossa Senhora do Rocamador.
Foi construída no século XII para dar apoio aos peregrinos que seguiam para Santiago de Compostela. Tem ainda uma imagem em madeira de S. Sebastião do séc. XIV.
A igreja é usada todas as semanas pela população da aldeia.
A quase totalidade do casario está em bom estado e algumas das fachadas têm inscrições ou elementos decorativos como janelas manuelinas.
A presença de judeus está também referenciada com cruciformes e uma inscrição em hebraico. Admite-se a existência de uma sinagoga mas não há certeza sobre a sua localização.
Amendoeira de Castelo Rodrigo faz parte do podcast semanal da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e pode ouvir aqui. A emissão deste episódio, Amendoeira de Castelo Rodrigo, pode ouvir aqui.
O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:
Comentários